Ir para o topo

Defender Abril é agora

Jantar-Comício CDU em Montemor-o-Novo

Camaradas e amigos,
Uma calorosa saudação a todos vós, aos trabalhadores e ao povo de Montemor e do Distrito de Évora, a todos os democratas e patriotas que estão empenhados na construção de um grande resultado da CDU no próximo dia 10 de Março, a todos os que aspiram uma vida melhor.
Estamos praticamente a duas semanas das eleições legislativas,
dessa oportunidade para alterar a correlação de forças na Assembleia da República, para abrir,com o reforço da CDU, o caminho novo que se impõe e responder aos problemas que aí estão, todos os dias, a infernizar a vida do nosso povo.
Uma CDU mais forte é a única garantia de que a vida de cada um pode andar para a frente. Uma CDU mais forte é a única garantia de retomar o trilho de Abril, de onde nunca deveríamos ter saído. Os alentejanos sabem bem o que queremos dizer com isto.

Os trabalhadores e o povo deste Distrito reconhecem que os deputados da CDU nunca faltam à chamada para defender e conquistar direitos. Reconhecem que os deputados da CDU fazem falta. Fazem falta ao Distrito de Évora e fazem falta aos trabalhadores e às populações.
Évora e as suas gentes só não perderam completamente a sua voz na Assembleia da República nestes últimos dois anos porque a CDU, mesmo sem Deputado eleito pelo Distrito, não abandonou o combate e não desistiu de intervir e lutar na Assembleia da República pelas respostas que são necessárias.
Enquanto os Deputados do PS e do PSD eleitos aqui pelo Distrito se levantavam para votar contra aquilo que andaram, e por estes dias andam, a prometer ao povo, lá estava o PCP, com os seus Deputados e com a Alma Rivera a defender o Distrito de Évora.
A Alma Rivera, candidata a Deputada por Évora e actual Deputada do PCP, nunca faltou à chamada e as populações conhecem e reconhecem o seu trabalho.
Dar força à CDU e eleger a Alma Rivera: este é o desafio que está colocado a todos os democratas, a todos os patriotas, a todos os que cá vivem e trabalham, a todos os que, independentemente do seu voto há dois anos, hoje percebem que a solução para uma vida melhor passa pelo reforço do PCP e da CDU- a força da Palavra, da Dignidade e da Confiança.
Para construir a vida melhor a que temos direito não precisamos de inventar a roda. É na Revolução, na Constituição e nos valores de Abril que está o caminho, é aí que estão as referências, o mapa, para lá chegar.
E é desse Abril que os trabalhadores, o povo e o País precisam que se cumpra e se torne realidade na vida de cada um de nós.
Conhecemos bem as capacidades do País, e, acima de tudo, conhecemos e confiamos na força que o nosso povo tem. Essa força que levou por diante a Revolução de Abril, desse Abril que está vivo, e bem vivo, por muito que lhes doa.
Esse Abril feito da força do nosso povo é prova que de que somos capazes de nos libertarmos de todas as amarras e levar por diante todas as transformações, por muito poderosos que sejam aqueles que nos exploram e oprimem.

É esta força que temem, é esta força que atacam, mas é também esta força que é capaz de colocar o País no trilho de onde de nunca deveria ter saído.
Abril é referência; Abril é inspiração e força transformadora; Abril é projecto que se reflecte nas nossas propostas e no nosso programa.
Abril é direito ao trabalho e ao trabalho com direitos;Abril é salário e aumentos salariais de 15% e de, no mínimo, 150€; Abril é garantir que este ano nenhum trabalhador ganha menos de 1000€ pelo seu trabalho. Sim, salário e não rendimentos, salário não são prémios que podem nunca vir.
Abril é acabar de uma vez por todas com a discriminação salarial das mulheres trabalhadoras, é saber com o que se conta ao fim do mês para fazer face às despesas. Abril é o fim do trabalho de sol a sol, o fim das praças de jorna e de formas de exploração extremas que voltam hoje aos campos do Alentejo.
Abril é a garantia de que o suor dos trabalhadores e que a riqueza criada pelo trabalho fica para os trabalhadores.
Abril é contratação colectiva e é a reposição do princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador.
Abril não aceita que 5% da população concentre nas suas mãos 42% de toda a riqueza criada por cada um de nós.
Abril não combina com a destruição da Segurança Social. Pelo contrário, Abril é a garantia de que cada um, trabalhadores e patronato, pagam as suas contribuições e é saber que nas horas difíceis, na reforma e na velhice ninguém é deixado à sua sorte.
Abril não aceita que se recusem aumentos de pensões a mais de 2 milhões de pensionistas para assegurar 1600 milhões de euros em benefícios fiscais aos grupos económicos.
Abril é respeitar e assegurar dignidade a quem trabalhou uma vida inteira, e é, no imediato, aumentar todas as reformas e pensões em 7,5%, num aumento mínimo de 70€ para todos os reformados e pensionistas.
Abril é assegurar os direitos dos pais e das crianças. Abril é tempo para viver e trabalhar sem ter de ter dois e três empregos; é valorizar e proteger quem trabalha por turnos, em horário nocturno ou em laboração contínua.
Abril é assegurar condições para crescer longe da violência, da fome e da pobreza. Abril é a Escola Pública para todos; é a recuperação do tempo de serviço dos professores; a contratação dos professores em falta; as obras nas escolas e condições para aprender.
Abril é todos terem uma casa para viver. Abril não convive bem com a especulação imobiliária; nem com as rendas impossíveis de pagar. Abril é o fim dos lucros astronómicos da banca enquanto a maioria está cada vez mais apertada com o aumento dos juros do crédito e com esse roubo que todos os dias nos tira 6,5 milhões de euros em taxas e comissões bancárias.

Abril é pôr os lucros da banca a pagar o aumento das taxas de juro;
Abril é o direito à habitação

Abril é Serviço Nacional de Saúde esse serviço nacional de saúde que não pergunta a ninguém qual a doença, o numero da apolice ou os valores na conta bancária,
Abril não é o negócio privado da doença e a sangria de médicos, enfermeiros e técnicos para o privado;
Abril é criar condições para fixar os profissionais, contratar os que estão em falta e respeitar e valorizar as suas condições de trabalho;
Abril é construir sem mais demoras e artifícios o Hospital Central do Alentejo e garantir o direito à saúde para todos.
Abril é um ambiente sadio e o respeito e conservação da natureza;
Abril é o direito a produzir e a fruir da Cultura;
Abril é justiça fiscal: quem tem mais paga mais; e o fim das borlas aos grandes grupos económicos;

Abril é viver melhor na nossa terra;
Abril é criar condições para os jovens cá ficarem e serem felizes;
Abril é o fim da emigração forçada.
Abril é o direito a produzir, cultivar terras, produzir cá mais para importar menos.
Abril é travar a corrida aos armamentos e o fim das guerras, Abril é paz!
Abril é a solidariedade entre todos os povos do mundo! Sim, Abril é o fim das guerras, de todas as guerras! De África à América Latina; da Ásia ao Médio Oriente; da Europa ao Indo-Pacífico; da Ucrânia à Palestina!
Abril é paz e vamos afirmá-lo quantas vezes forem precisas!
Abril obriga a cumprir a Constituição de Abril, obriga o Estado Português a empenhar-se na resolução política dos conflitos e ao reconhecimento do direito dos povos à sua autodeterminação.
É hora do Governo português se empenhar na solução política da guerra na Ucrânia; é hora de Portugal reconhecer de uma vez por todas a Palestina como Estado soberano e independente.

Abril é mais futuro!
Abril é tudo o que se disse e muito mais, e só nos faltava agora que este Abril não se cumprisse! Para cumprir Abril é preciso mais força à força de Abril, mais força, mais votos na CDU!
E é por defendermos o progresso económico e social; por sermos sempre a areia na engrenagem deste sistema; por sermos os mais firmes, coerentes e combativos; por defendermos Abril contra a política de direita, e da direita; é por isso que eles não nos perdoaram, e nunca nos perdoarão.
A todos os que justamente querem dar um sinal aos poderosos, que lhes querem dar um aperto e um safanão, todos os que querem cumprir Abril é na CDU que têm votar.
Vamos à conversa, vamos ao contacto.
Não esqueçamos a experiência recente dos Açores que mostra que cada voto conta e que nenhum pode ser desperdiçado.
A CDU está a alargar e está a crescer! É hora de levar por diante a vida melhor a que temos direito, é hora de votar CDU.

Estas eleições são uma enorme oportunidade que não pode ser desperdiçada para alterar a correlação de forças na Assembleia da República. Uma oportunidade que não pode ser desperdiçada para reforçar a CDU. Uma oportunidade para eleger a Alma Rivera.

O País e o povo do Distrito de Évora não estão condenados a ter de escolher entre o PS e o PSD. Não estamos condenados às opções do PS que quantos mais votos tiver mais à direita governa.
Dúvidas houvesse e aí está a maioria absoluta a comprovar isto que dizemos.

Não estamos condenados a voltar aos tempos sombrios da Troika nem aos cortes nas pensões, nos salários e nos direitos.
Esses tempos sombrios para onde PSD, CDS, Chega e Il nos querem levar.
E para os que justamente estão preocupados com a direita, aqui estamos, “nesta planície de Sol suado” para lembrar e relembrar, que não há outra força capaz de enfrentar a direita como o PCP. Só com uma CDU mais forte a direita terá combate!

São mais de 100 anos de experiência acumulada no combate à direita, tivesse ela as formas que tivesse. Lutámos e demos a vida pela Liberdade. Conquistámos Abril. Lutámos e demos a vida pela Revolução e pelas suas conquistas; por elas tombaram o Caravela e o Casquinha, é por Abril que cá estamos.

Não desistimos do País. Há recursos e há meios, há forças e há vontades e há gente séria e honesta com vontade e força de travar os que se acham donos disto tudo e pôr o País no trilho que marca a nossa história, no trilho dos valores de Abril.

Neste trilho, como sempre, é o povo quem mais ordena. Confiança!
Viva o Distrito de Évora!
Viva a CDU!

Partilha