Intervenção de Jerónimo de Sousa Secretário-Geral do PCP

«Somos uma força de luta, de construção e obra, uma força que perspectiva, projecta e constrói o futuro»

Sessão Pública «Futuro de confiança trabalho, honestidade e competência», Almada

Ver Galeria

Uma forte saudação a todos vós, aos membros do PCP, do Partido Ecologista “Os Verdes”, da Intervenção Democrática, àqueles que não têm filiação partidária, a todos os que estão connosco neste grande projecto da CDU.

Aqui estamos nesta iniciativa de apresentação dos candidatos da CDU, da Coligação Democrática Unitária, da lista à Câmara Municipal encabeçada por Maria das Dores Meira, candidata à Presidência da Câmara Municipal de Almada, e da lista à Assembleia Municipal, que tem como primeiro candidato, Bruno Dias, bem como das candidaturas às assembleias de freguesia, a todos eles envio uma forte e fraterna saudação.

Uma saudação que estendo a todos os eleitos da CDU, aos vereadores na Câmara, aos eleitos na Assembleia Municipal, aos presidentes de Junta e membros dos respectivos executivos, aos eleitos nas assembleias de freguesia, a todos aqueles que nos órgãos autárquicos, no movimento associativo popular, nas diversas instituições sociais, nas organizações dos trabalhadores, dos jovens, dos reformados e pensionistas, das mulheres, no trabalho diário das organizações do PCP e do PEV, a todos os que têm assumido a acção da Coligação Democrática Unitária ao serviço da população.

O trabalho, a influência, o projecto da CDU são a solução para a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e as Juntas e assembleias de freguesia do concelho de Almada nas próximas eleições autárquicas.

A CDU, Coligação Democrática Unitária, PCP-PEV, apresenta-se em todo o País como grande força no Poder Local, com mais de 40 mil candidatos, com membros do PCP e do PEV, com milhares de candidatos sem filiação partidária, com uma participação destacada dos jovens, com uma participação destacada das mulheres. Assim é no País e assim é em Almada.

A CDU é uma força que agrega, que une, que junta esforços e vontades ao serviço das populações.
A CDU apresenta-se em todo o País com o seu projecto alternativo e o carácter distintivo da sua acção autárquica. Fazendo prova dos valores de Trabalho, Honestidade e Competência que assume, de uma intervenção em defesa dos interesses das populações e dos trabalhadores, do reconhecido rigor e isenção na gestão das autarquias e na postura dos seus eleitos, da intervenção em defesa dos serviços públicos e afirmação do Poder Local Democrático.

Somos a força com uma forma distinta de estar nos órgãos de poder. Quando alguns afirmam que são todos iguais, é para nós motivo de grande satisfação podermos dizer com verdade e frontalidade, que não, que a CDU é diferente. Diferente pelo seu projecto e objectivos, diferente porque os seus eleitos têm um compromisso exclusivo de estar ao serviço do povo e não de aproveitamento dos cargos em benefício próprio.

Assim é em todo o País, assim é no concelho de Almada.

No concelho de Almada, trata-se de garantir a vitória da CDU, de retomar e dinamizar o trabalho que responde aos interesses e aspirações da população.

A CDU tem provas dadas. A CDU tem um projecto para o concelho. A CDU é garantia acrescida de defesa dos interesses da população!
Vemos com grande confiança as eleições autárquicas, mas a vitória da CDU exige um grande trabalho de esclarecimento e mobilização.

Esclarecimento face á acção manipuladora e falsificadora de outras forças políticas.

Tudo isto exige um vasto trabalho de esclarecimento. Tudo isto exige uma intensa mobilização e responsabilização individual e colectiva.

Tudo isto exige uma intensa mobilização porque as eleições se decidem com o voto na CDU no dia das eleições e qualquer subestimação ou distração se pode pagar.

A candidatura da CDU é a candidatura da convergência de todos aqueles que, independentemente da sua opção partidária, querem a protecção e o desenvolvimento do concelho e a melhoria da qualidade de vida da sua população.

Confiança, um forte compromisso com a população e muito trabalho são a chave para a vitória. Vamos alcançá-la.

Décadas de política de direita, os PEC e o Pacto de Agressão subscrito por PS, PSD e CDS com a troika e aplicado pelo Governo PSD/CDS, conduziram Portugal à dependência, às injustiças e ao atraso.

Com a luta dos trabalhadores e o papel decisivo do PCP, foi possível fazer avançar medidas de defesa, reposição e conquista de direitos.

A evolução da situação revela, com a força impetuosa que brota da realidade da vida, que sim é preciso ir mais longe na defesa, reposição e conquista de direitos e também que, sim, o País precisa da política patriótica e de esquerda que o PCP defende, de um rumo de efectiva resposta aos problemas nacionais, de elevação das condições de vida do povo, de soberania e desenvolvimento.

Os trabalhadores e o povo sabem que em cada momento podem contar com a CDU para dar solução aos problemas, para dar voz às suas reclamações, para alcançar avanços tão significativos como os já alcançados com a distribuição gratuita dos manuais escolares a todos os alunos.

Sabe que é com a CDU que contará para esse objectivo inadiável e assegurar a todas as crianças creche gratuita, um caminho que, tendo já conhecido alguns passos positivos por intervenção do PCP, continua a encontrar a oposição do PS para lhe dar a dimensão universal que a vida das famílias exige.

E, aqui em Almada, é necessário sublinhar ainda mais o significado do alargamento do passe social a todos os operadores, a todas as carreiras e a toda a Área Metropolitana, envolvendo o transporte fluvial, os transportes rodoviários de passageiros, o comboio e o Metro Sul do Tejo, com o que representou de ganhos de mobilidade, mas sobretudo uma conquista de enorme alcance social traduzido numa recuperação de rendimentos para dezenas de milhar de famílias, mas também com inegável valor ambiental.

E aqui estamos, as forças da CDU, a prosseguir a luta pela produção nacional e o emprego, pelo desenvolvimento cientifico e tecnológico ao serviço da qualidade de vida, pelo aumento dos salários e pensões, pelos direitos dos trabalhadores dos jovens, das mulheres, pelo direito à saúde, à educação, à cultura, ao desporto, aos transportes, à habitação, à segurança, pelo direito a um ambiente sadio e equilibrado.

Lutamos por estes objectivos e vemos com confiança o que Portugal pode ser, o que este concelho de Almada pode ser com a CDU.

O passo que hoje demos com a apresentação das listas municipais da CDU, associa-se a toda a dinâmica da CDU, à intervenção do PCP, do PEV e da Intervenção Democrática.

Seguem-se novas iniciativas, desde já a Festa do «Avante!» que se inicia na próxima sexta-feira. Grande realização político-cultural aberta a todos, com um programa de grande qualidade, festa do convívio, da amizade, da camaradagem, da alegria, do trabalho, da cultura, da solidariedade e da fraternidade, do desporto e da juventude, festa de Abril e dos seus valores.

E esta festa que é sempre tudo isto, este ano é também a grande abertura nacional da fase final da pré-campanha e do início da campanha das eleições autárquicas, com destaque para o grande comício que terá lugar no domingo, 5 de Setembro, à tarde. Também aqui em Almada se coloca a questão da vossa participação, do vosso ponto de encontro na Festa.

E, até à Festa e depois da Festa, o esclarecimento e a mobilização para o voto na CDU prosseguem, na distribuição da propaganda, no contacto directo, na conversa individual.

Trata-se de assegurar que o notável trabalho da CDU impulsione novamente Almada para o futuro.

Somos uma força de luta, de construção e obra, uma força que perspectiva, projecta e constrói o futuro.

Temos equipas capazes para as freguesias, para a Assembleia Municipal, para a Câmara Municipal, temos uma candidata à presidência da Câmara, Maria das Dores Meira, com provas dadas, com capacidade, com profunda ligação ao concelho, que o sente e o vive.
Dia 26 de Setembro, com o voto da população, com a CDU, com Maria das Dores Meira como presidente, Almada poderá abrir uma nova página na sua história.

Afirmamos o nosso caminho. Determinados e confiantes, vamos construir a vitória da CDU, a vitória da população do concelho de Almada.