Intervenção de Francisco Queirós

Na Assembleia e na Câmara Municipal, a CDU tem obra feita e reconhecida

Apresentação da Candidatura da CDU à Presidência da Câmara e da Assembleia Municipal de Coimbra

Ver Vídeo

Caros camaradas, amigos e concidadãos,

No momento em que nos aproximamos de novo acto eleitoral para as autarquias, reafirmamos que, em Coimbra, a CDU tem provas dadas. Trabalho realizado nos executivos das freguesias em que somos maioria, Cernache, Taveiro, Ameal e Arzila, bem como nas restantes freguesias onde temos eleitos.

Na Assembleia e na Câmara Municipal, a CDU tem obra feita e reconhecida, aqui onde há desempenho de funções executivas, mas igualmente trabalho na mobilização das populações em defesa dos seus direitos, na transmissão das suas reivindicações e na apresentação de propostas.

Nas áreas de competências municipais delegadas à CDU há obra bem visível. Está em curso, neste momento, no Concelho de Coimbra o maior volume de obras de requalificação e reabilitação de habitações municipais dos últimos largos anos.

As diversas empreitadas em curso na requalificação dos Bairros Municipais da Rosa, Conchada, Ingote e Celas, para além da Casa das Cruzes e de várias outras obras, ascendem a 11 milhões de euros.

Estão ainda prestes a ser lançadas outras empreitadas de intervenção no Bairro de Celas e no do Bairro da Fonte do Castanheiro.

Sim, a CDU faz diferença! 

Desde o início desta Vereação da CDU, temo-nos batido pela reabilitação de todos os Bairros Municipais e exigido à governação municipal o seu compromisso com este nosso objectivo.

A acção e determinação constante da CDU têm sido assim cruciais para a centralidade da habitação nas políticas municipais do Concelho, tendo em vista a construção de respostas que concorram para a concretização do direito à habitação, constitucionalmente consagrado.

Também assim foi aprovada uma Estratégia Local de Habitação que nos próximos anos permitirá investir mais de 33 milhões de euros na habitação no Concelho.

Ao nível dos transportes, evidenciámo-nos por reivindicação e intervenção constantes e contribuímos decisivamente para inverter o rumo de desmantelamento dos SMTUC e pelo reforço deste serviço público municipal: aumento significativo de veículos e de pessoal – motoristas e outros; o alargamento da rede de transporte à zona sul e à zona norte do Concelho que até agora eram servidos, e mal, por privados. E continuamo-nos a bater para que em breve os SMTUC sirvam de igual modo os habitantes das restantes freguesias do concelho.

Introduzimos uma nova política de bem-estar para os animais e de defesa da saúde pública. Modernizámos por completo os Serviços Médico-Veterinários da Câmara de Coimbra, agora dotados com mais pessoal, tratadores e veterinários; mais equipamentos e meios e qualificação do espaço edificado.

Pela nossa intervenção, a maioria da Câmara viu-se forçada a reforçar as verbas transferidas para as freguesias. Nos órgãos municipais, a CDU denunciou e combateu os ataques às funções sociais do Estado (saúde, educação e segurança social). Interveio pela melhoria das condições de trabalho e combateu a precariedade laboral no município.

Sob o lema “Trabalho, Honestidade e Competência”, o projecto da CDU é bem distinto dos projectos das restantes forças políticas. 

Na valorização dos serviços públicos, na defesa do Poder Local, na dignificação dos trabalhadores, na defesa das Micro Pequenas e Médias Empresas, do Comércio Tradicional, da Cultura enquanto direito, do transporte público e do planeamento urbanístico não sujeito aos grandes interesses económicos do imobiliário. Os eleitos da CDU marcam a diferença também pela sua conduta no exercício dos cargos públicos norteados pela recusa de benefícios pessoais, seguindo o princípio de não serem prejudicados nem beneficiados no exercício dos seus mandatos.

Caros Amigos,

A CDU apresenta-se na defesa de um futuro com mais transparência e democracia nos órgãos autárquicos de Coimbra, sem um centralismo paralisante e a constante inacessibilidade dos cidadãos aos eleitos e aos serviços municipais. Pela reposição do mapa das freguesias. Pela valorização das freguesias, apostando mais na descentralização e no apoio técnico e material às suas obras.

As freguesias são as autarquias locais mais próximas dos cidadãos. Em muitos locais, aldeias ou bairros, a freguesia extinguiu-se, foi encerrada à força da lei dos fortes, atirando para longe aquele órgão que era o “ouvido do povo” e a linha avançada para a resolução de múltiplos problemas. Assim, no concelho de Coimbra, o malabarismo político-matemático reduziu 31 freguesias a 18. Nós candidatamo-nos a 18 assembleias e executivos que de facto representam 31 unidades territoriais.

A CDU bate-se pela reposição das freguesias, sempre que seja essa a vontade das populações. Também no concelho de Coimbra esta é a vontade de muitos dos nossos concidadãos.  E de igual modo nos batemos pela Regionalização.

Por um futuro com melhores transportes e melhor mobilidade. Prosseguindo a modernização dos SMTUC, a expansão da rede até à cobertura plena de todas as freguesias e munícipes, dando preferência a meios de transporte mais amigos do ambiente e melhorando a articulação com a rede ferroviária e parques de estacionamento periféricos.

Na defesa, valorização e requalificação do transporte ferroviário, da Estação Nova de Coimbra e dos utentes maltratados do que foi o Ramal da Lousã.
Por um futuro melhor na educação. Construindo e melhorando jardins-de-infância e ATL com o objetivo de atingir uma taxa de cobertura de 100% a nível do concelho, com prioridade às freguesias onde a oferta pública é inexistente. 

Por melhor ambiente. Pois Coimbra precisa de uma visão integradora dos seus espaços verdes, dos jardins e parques. Não são admissíveis intervenções de visão pontual, a conta-gotas, aqui e ali, que logo se faz, logo se inaugura, logo se esquece e abandona…. Muito menos totalmente absurdas, como recentemente no Rebolim. Melhor ambiente gera um melhor concelho.

Exigimos e lutamos por um futuro melhor na cultura.

Com políticas de efetivo e transparente apoio à atividade cultural. Colhendo oportunidades, como a da candidatura a Capital Europeia da Cultura, para lançar sementes que perdurem.

Por melhor ordenamento do território do nosso concelho. Combatendo a especulação imobiliária, apostando na reabilitação urbana e promovendo a habitação a custos controlados. Impondo transparência na gestão urbana. Desburocratizando o licenciamento de obras. Regulamentando a oferta turística no centro histórico que tem de ser reabilitado e repovoado.

Por melhor desenvolvimento económico. Baseado na proteção das micro, pequenas e médias empresas locais, do comércio tradicional e do aparelho produtivo face aos interesses das grandes superfícies e dos grandes grupos económicos.

Pela valorização do património. Urge preservar e divulgar o património imaterial e edificado como elemento vivo na dimensão pública da cidade e do concelho.

Por um futuro com desporto para todos. Por um futuro com serviços de qualidade. Defendendo os Serviços Públicos e os seus trabalhadores. Combatendo privatizações e externalizações. Reforçando a prestação pela Câmara de muitos dos serviços que hoje estão concessionados.

Camaradas e caros amigos, 

Esta é a CDU. A sua, a nossa marca, é a de quem nas veias transporta sempre as lutas das populações nos locais de trabalho, nas associações de cultura e recreio, na rua. Na defesa da Saúde, pela reversão da fusão dos hospitais, por serviços de saúde de proximidade, na defesa dos Covões e das Maternidades, na defesa da escola pública e de outros serviços públicos, dos direitos laborais. Solidária com o delegado sindical despedido na Probar enquanto lutava pela saúde dos seus camaradas e pela saúde pública, e contra o despedimento colectivo de trabalhadores da EUREST, ao lado da luta pelas condições de trabalho dos trabalhadores da ERSUC, das autarquias, da Saúde, etc…

Caros Amigos,

A CDU ultima as suas listas de candidatos à Assembleia e Câmara Municipais e à gestão dos 18 órgãos autárquicos para as 31 freguesias de Concelho. Somos gente do PCP, do PEV e somos muitos e muitos independentes. Podemos desde já garantir que os nossos candidatos são homens e mulheres profundamente ligados à vida, das suas ruas, dos seus bairros, das suas localidades e freguesias. Pessoas do movimento associativo, cultural e desportivo, de comissões de festa – que a Festa é parte integrante e fundamental da vida -, de movimentos cívicos, de sindicatos. Gente que é reconhecida pelos seus colegas de trabalho, mulheres e homens que recolhem a consideração dos seus vizinhos, da população. 

Nas próximas eleições, teremos a oportunidade de reforçar a CDU, de confirmar a confiança e o reconhecimento das populações por este nosso património, este percurso de trabalho, com honestidade e competência. Percurso de afirmação e valorização do poder local democrático. Na defesa das populações do nosso concelho e dos seus direitos. 

Queremos um concelho com um poder local forte. O poder local será tanto mais forte quanto mais democrático e participado for. Da base ao topo. Um poder local que se obriga a prestar contas, da Câmara, do seu presidente e vereadores, a todos os demais órgãos autárquicos, seus eleitos. 

Acreditamos que é possível pela luta dos cidadãos almejar viver e viver de facto melhor em Coimbra.

Para tanto, precisamos de trilhar outro rumo. Coimbra está cansada da guerrilha de caudilhos e candidatos a caudilhos de paróquia.
Nós aqui estamos, de cara levantada, com provas dadas em todos os órgãos que integramos, com uma profunda ligação à população, aos seus problemas e sonhos. 

Largas dezenas de candidatos nas 20 listas CDU do concelho (CMC, AMC e 18 freguesias), nos próximos meses, terão muitas e muitas portas onde bater, muitos amigos, vizinhos, conhecidos e desconhecidos para contactar, convictos que estamos que, ao contrário do que se passa com outros, ninguém nos leva ao colo, ninguém faz a nossa campanha por nós.

Vamos ao trabalho! Com honestidade e competência. Nesta Coimbra que luta por uma vida melhor!

Viva a CDU!