Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

O avanço da CDU é caminho em frente na vida de Lisboa e da sua população

Comício em Lisboa

Ver Galeria

Camaradas e amigos,

Uma primeira palavra de saudação ao Partido Ecologista Os Verdes, à Associação Intervenção Democrática e aos muitos homens e mulheres sem filiação partidária que convergem nesta candidatura para corresponder ao que a cidade de Lisboa exige de resposta aos muitos desafios que se colocam neste viver colectivo dos que aqui têm morada e dos muitos que a ela chegam para trabalhar.

E naturalmente uma palavra para o João Ferreira e para a Leonor Moniz Pereira que estendo a todos os candidatos e activistas que dão rosto e corpo a esta candidatura, a esta campanha de esclarecimento e mobilização e ao trabalho futuro que a cidade deles espera.

E, quando nos estamos a aproximar do momento das eleições, no final desta campanha, destaco aqui um aspecto particular que a caracterizou, uma singular e destacada participação da juventude, com a sua força, a sua criatividade, a sua alegria, o seu dinamismo, a sua dedicação e determinação. Daqui envio uma grande saudação aos candidatos jovens, à Juventude CDU e através deles aos jovens da cidade de Lisboa, aos jovens do nosso País.

A CDU é uma força política que tem no seu percurso e intervenção na cidade um factor de credibilidade, rigor e seriedade que por si só são razão de confiança.

A que se se deve somar o que a favor desta candidatura resulta da dimensão colectiva que a CDU corporiza, do valor de trabalho, honestidade e competência que lhe é reconhecida, de um trajecto de décadas de intervenção nesta cidade.

Uma candidatura de valor acrescido quando confrontadas com novas e velhas candidaturas, que por aí se desdobram, suportados em slogans e promessas recorrentes, ambições e projectos eleitorais divorciados dos interesses da cidade.

Se há coisa que esta campanha demonstrou é a clara distinção do nosso projecto e da nossa ideia de cidade, a dimensão alternativa como ela se afirma em todos os planos da gestão das autarquias, de cada domínio de intervenção municipal.

Uma alternativa assente num percurso de trabalho realizado, testado mandato a após mandato, com soluções sólidas e obra realizada a prová-lo, a partir de cada freguesia e do município.

A CDU está a avançar e vai avançar, porque a população de Lisboa sabe por experiência feita - não de agora, mas de sucessivos mandatos – que é a CDU que conta para dar resposta aos problemas da cidade, para trabalhar e fazer obra, para defender o direito do povo de Lisboa à cidade. Sim a CDU conhece a cidade como ninguém. Porque como ninguém vive os problemas e partilha as aspirações dos que moram nesta cidade, trabalha e luta ao seu lado.

Não é só a CDU que conhece a cidade. Tão importante quanto isso é a cidade que conhece, e conhece bem, a CDU.

É este património de acção que nos enche desta confiança que aqui e em todas as acções de campanha se respira.

Confiança das pessoas na CDU traduzido neste crescente apoio que é o reconhecimento face à nossa acção. Confiança que é fruto do nosso trabalho e da intervenção.

Confiança que vamos avançar, porque o avanço da CDU é caminho em frente na vida desta cidade e da sua população.

Também aqui em Lisboa estamos a crescer e avançar.

Um avanço que é decisivo para dar a Lisboa um outro rumo.

Mais votos e mais mandatos em Lisboa, eis o que verdadeiramente conta. Eleger mais vereadores, passar a ter mais força para imprimir à gestão de Lisboa o que a população espera da sua autarquia.

Se aos dois vereadores da CDU a população de Lisboa acrescentar mais mandatos à CDU é a cidade que fica a ganhar. E ganhará tanto mais quanto mais longe for expresso esse apoio.

Já dissemos e reafirmamos. A CDU está preparada para assumir todas a responsabilidades que o povo lhe quiser dar. Provou-o no passado e prová-lo-á no futuro se essa for a decisão eleitoral.

Sempre com a garantia segura de quem respeita a palavra dada, assume os compromissos assumidos, se dedica por inteiro ao interesse coletivo.

Porque na CDU é com dedicação permanente que está na autarquia. Na CDU o voto é respeitado, não vai para a mãos erradas nem para dar força a terceiros. Os mandatos da CDU dão força à cidade. É a CDU que faz falta a Lisboa!

A CDU está a avançar e vai avançar, porque a população de Lisboa sabe por experiência feita - não de agora mas de sucessivos mandatos – que é a CDU que conta para dar resposta aos problemas da cidade, para trabalhar e fazer obra, para defender o direito do povo de Lisboa à cidade.

O trabalho, a honestidade e competência nunca são de mais. A força da CDU nunca é de mais O que faz falta é reforçar a CDU. Os mandatos que realmente contam para realizar obra e dar solução aos problemas.

Mais votos e mais mandatos à CDU são a garantia de que o trabalho anda para a frente.

Dia 26 é isso que realmente se decide: quem se vai escolher para, no município ou na freguesia, trabalhar ao serviço das populações.

Dia 26 mais eleitos da CDU será sinónimo de mais trabalho, mais honestidade, mais competência.

E assim, nesta eleição de domingo, nesta escolha para a Câmara Municipal de Lisboa, para a Assembleia Municipal e para as 24 freguesias da cidade, como por todo o País, cresce o apoio à CDU, com os votantes de sempre, com milhares e milhares que não têm opção partidária ou mesmo com outras opções e que dia a dia nestas eleições autárquicas manifestam a sua opção pela CDU.

O poder local é um espaço de realização onde as populações sabem que encontram na CDU quem está sempre disponível para exercer as suas responsabilidades, contribuir para construir soluções e acolher o contributo de todos os que seriamente querem trabalhar.

É por isso que neste final do mandato podemos afirmar de rosto levantado: A CDU cumpriu!

As pessoas conhecem o nosso trabalho e a nossa intervenção. Conhecem o valor que tem a acção da CDU em cada freguesia e município. Conhecem o apoio que aqui encontram para cada luta que travam em defesa dos seus direitos. Sabem o valor acrescido que daí resulta se essa força for ainda maior. Como vai ser no próximo Domingo.

Camaradas e amigos

Domingo com o reforço da CDU daremos um passo para construir esta cidade onde dê gosto viver, usufruída pelas suas gentes, o seu povo, acolhedora, segura, moderna.

Com a confiança e a determinação de quem sabe do que fala e que tem soluções, programa e projecto para afirmar Lisboa como cidade de Abril com os valores que este comporta e projecta para um futuro de igualdade, justiça e bem-estar colectivos.

Domingo com o reforço da CDU em todo o País daremos um passo para responder aos problemas das populações de cada concelho e freguesia, para assegurar o desenvolvimento e a qualidade de vida.

Com a confiança e a determinação de quem tem um compromisso de dedicação exclusiva aos interesses dos trabalhadores e do povo, de quem tem provas dadas, sem paralelo, de trabalho, honestidade e competência, de quem tem soluções e projecto para o futuro, que respondem ao nosso tempo e às gerações vindouras.

A CDU, olha para o município de Lisboa, para cada município e freguesia, conhece os problemas e as dificuldades das populações, perspectiva as potencialidades e possibilidades, sente o pulsar da vida e, com alegria e confiança, aí está, preparada com o seu trabalho, a sua sensibilidade e a sua vibrante energia transformadora, para enfrentar e ultrapassar obstáculos, para resolver problemas, para proporcionar melhores condições de vida, de realização e felicidade pessoal, de uma sociedade mais justa.

Sim, a CDU tem as inquietações que o tempo em que vivemos coloca a toda a gente, mas tem acima de tudo a confiança, a determinação e a convicção de que podemos avançar, de que vamos avançar, de que vamos construir um futuro melhor.

Vamos a isso. A CDU é precisa, a CDU vale a pena!

Viva Lisboa! Viva Portugal!

Viva a CDU!