Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

«Domingo com mais CDU quem fica a ganhar são as populações»

Desfile na Baixa da Banheira, Moita

Ver Galeria
Ver Vídeo

Estimados amigos e camaradas,

Uma saudação calorosa ao povo do concelho da Moita, gente de trabalho e de luta, que sempre defendeu a liberdade e a democracia e lutou por um concelho e um País de progresso e justiça social.

Uma saudação confiante ao colectivo CDU. Aos meus camaradas do PCP, aos militantes do Partido Ecologista “Os Verdes”, aos activistas da Intervenção Democrática, a todos os que, sem filiação partidária, abraçam o projecto CDU.

Um forte abraço ao Rui Garcia, candidato à Câmara, e à Mónica Ribeiro, candidata à Assembleia Municipal, e a todos os candidatos às Freguesias e órgãos municipais

Um cumprimento especial aos que, sendo apoiantes de outros partidos, nestas eleições estão com os interesses da Moita e apoiam o projecto democrático e unitário da CDU, que se reforça a cada dia.

E uma palavra de apreço às mulheres que estão nesta iniciativa, a todas as cabeças de lista e candidatas a órgãos autárquicos - a CDU será a força com mais eleitas nas autarquias em que participe.

Um sinal de esperança para a CDU e o País.

Na Moita, a CDU tem raízes fundas no Movimento Associativo, na juventude, nas Organizações de Trabalhadores, com experiência, determinação, trabalho, honestidade e competência, sempre ao serviço dos interesses e do bem público.

A CDU tem razões para ter confiança em todo o País e, por maioria de razão, aqui na Moita também. Temos trabalho e obra feita.

As populações conhecem-nos e conhecem a nossa intervenção.

As populações sabem que se houve avanços foi porque nunca desistimos de lutar.

O que importa agora, nas últimas horas desta campanha, é lembrar o que se avançou nos transportes, com a redução de custos para as famílias, na luta pelo Aeroporto em Alcochete, pela qualidade de vida e pelo ambiente, na defesa dos Serviços Públicos, do SNS, da Escola Pública, da Cultura, da habitação, no apoio às populações, aos idosos, nos direitos dos trabalhadores municipais, incluindo o subsídio de insalubridade e penosidade.

É lembrar que os avanços aconteceram com a CDU e são incomparáveis com a estagnação e a propaganda nos concelhos PS, ou com a acção do seu Governo, a insistir no aeroporto no Montijo, ou a travar a nova travessia do Tejo.

É lembrar que a CDU não descansa no trabalho realizado. E que, com a população, com novas ideias e propostas, continuaremos a avançar na qualidade de vida e no progresso das suas terras.

É lembrar que o Programa da CDU na Moita, pelo conhecimento dos problemas, qualidade das propostas e reivindicações que coloca ao poder central, no desenvolvimento, ambiente, transportes, habitação, serviço público, demonstra que só com a CDU “há mais” e melhor a fazer pelas populações e o concelho.

Por isso, depois do 26 de Setembro, o projecto distintivo da CDU, vai continuar ao serviço das populações da Moita.

Continuaremos a fazer obra. Mas não nos vamos calar.

Não contem com a CDU para ter nas Câmaras Municipais eleitos que sejam correias de transmissão do governo.

Não contem com a CDU para trocar os direitos dos trabalhadores e das populações e o interesse nacional por qualquer contra-partida, seja ela qual for.

Por isso lutamos, na educação, porque na abertura do ano lectivo, depois do ensino à distância e de tantas promessas, temos menos professores colocados, menos auxiliares e técnicos e a não redução do número de alunos por turma.

Por isso lutamos, na saúde, para reforçar o SNS, para travar a saída de milhares de enfermeiros, médicos e técnicos, para o privado e a emigração, e para resolver a situação de milhares de utentes sem médico de família.

Por isso lutamos para que os salários e as reformas aumentem, para que haja direito à habitação, mais e melhores transportes. Depois desta grande conquista que alcançámos com o passe social contem com a CDU para prosseguir o caminho da progressiva gratuitidade.

Para a CDU, o reforço nas autarquias será (vai ser!) um contributo para novas respostas e soluções para os problemas.

Domingo o que se decide é dar mais força à CDU, reforçar as suas posições e com isso prosseguir o trabalho e obra que têm sido reconhecidos.

Domingo com mais CDU quem fica a ganhar são as populações.

Caros amigos e camaradas,

Por onde temos andado respira-se confiança. Confiança das pessoas na CDU, no trabalho dos eleitos. Confiança que vamos avançar com mais CDU na luta pelos interesses das populações!

Uma boa campanha e um apoio crescente reforçam a confiança de que a CDU está a avançar. Mas isso não nos descansa, porque este é ainda tempo de intervir para que nenhum voto se perca.

Cada voto conta para somar apoio à CDU e ao seu trabalho, honestidade e competência.

Precisamos de continuar a intervir até ao fim para levar mais longe a mobilização para o voto na CDU.

É tempo de cada apoiante CDU transformar a obra feita num novo voto que reforce as nossas posições.

Votar na CDU é a garantia de um voto que não é desperdiçado, que conta sempre para defender a Moita e as suas gentes.

Mais apoios, mais votos, mais mandatos para a CDU, confirmarão a vitória reforçada na Moita e serão boas notícias para as populações, para os trabalhadores e o povo do nosso País.

Em 26 de Setembro, vamos dar mais força à CDU, porque a CDU vale a pena!

Viva a CDU!