Gratuitidade das creches é um compromisso da CDU

Encontro com pais sobre creches gratuitas

Ver Galeria
Ver Vídeo

A cinco dias das eleições autárquicas, Jerónimo de Sousa encontrou-se, logo pela manhã, com pais e mães para falar acerca das creches gratuitas, medida proposta pelo PCP na Assembleia da República, no parque da Quinta das Conchas, em Lisboa.

Márcia Barbosa, mãe de três filhos, trabalhadora e dirigente sindical, foi um dos quatro pais que estiveram presentes e deixaram o seu depoimento no encontro. Márcia revelou já ter poupado 150 euros todos os meses graças à intervenção do PCP. Para ela, esta alteração do seu orçamento familiar permitiu-lhe oferecer aos filhos outras condições que antes eram praticamente impossíveis.

Jakilson Pereira, pai, candidato à Assembleia Municipal da Amadora e dirigente do Moinho da Juventude, afirmou que a medida do PCP revelou-se um enorme alívio para muitas famílias, o que, por sua vez, permitiu a muitos pais realizar um maior investimento na educação e na qualidade de vida dos seus filhos.

No final do encontro, Jerónimo de Sousa lembrou que esta proposta não pode ser entendida fora de um contexto mais geral em que o salário médio nacional baixo, a elevada precariedade, as questões da habitação e os horários de trabalho desregulados continuam a inibir muitos jovens casais de acederem ao direito a serem pais.

Num momento em que o Governo procura «sacudir» as responsabilidades do Estado Central para o Poder Local, o Secretário-geral do PCP reafirmou o compromisso do PCP e da CDU de levar a proposta da gratuitidade das creches mais além num futuro muito próximo, afirmando ainda que a gratuitidade das creches «não é uma despesa para o Estado, mas sim um investimento».