Vitória da CDU a crescer em Vila Franca de Xira

Ver Galeria
Ver Vídeo

«A realização desta iniciativa da CDU aqui, num local central deste bairro e nos moldes em que a estamos a concretizar, não é um mero acaso. É, antes, uma opção consciente e determinada de contribuir para dar voz aos que, vezes de mais, são esquecidos e empurrados para fora da participação política e social».

«O que hoje queremos dizer é que os moradores deste e outros bairros, os trabalhadores dos Armazéns do Dia Minipreço, as trabalhadoras da Such e da Dancake, os trabalhadores da construção civil e dos serviços, os jovens que se desdobram entre o trabalho precário e os estudos, os pais e mães que esgravatam todas as oportunidades de rendimento, os mais velhos que depois de décadas de trabalho vivem com as baixas pensões e reformas, todos esses têm voz e encontram na CDU o espaço de unidade e convergência para reivindicar, lutar e conquistar essa vida melhor a que aspiram e têm direito».

Foi com estas palavras que Jerónimo de Sousa encerrou o comício da CDU que esta manhã encheu o Largo Bento Gonçalves, no Parque Residencial de Vialonga. O Secretário-geral do PCP interveio numa iniciativa que começou com música, pelos «sons da liberdade», três jovens que, com as canções de Zeca Afonso, Paulo de Carvalho e Lena D’Água, deram o primeiro embalo a uma força que está a crescer e almeja reconquistar a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

De resto, a necessidade de mudança na gestão autárquica no concelho foi logo vincada nos quatro testemunhos que primeiro usaram da palavra, referindo o abandono do bairro por parte da CM de Vila Franca de Xira, a inacção desta última face à carência de transportes na freguesia ou as duras condições laborais que a maioria dos seus residentes enfrenta.

Em sentido contrário, a Junta de Freguesia de Vialonga tem tentado remar contra a maré das políticas da gestão PS no concelho, o que é reconhecido pela população. Tanto mais que, num domingo de manhã, mais de uma centena de pessoas compareceu de forma entusiástica à iniciativa da CDU.

Candidata à presidência da freguesia de Vialonga, Leonor Alves reforçou também a urgência de não apenas manter o PCP-PEV na liderança da junta vialonguense, mas de a Coligação que une comunistas, ecologistas e independentes passar a liderar os destinos do município.

Leonor Alves deu a conhecer a vizinhos, amigos e camaradas, com quem sempre tem estado na luta, propostas concretas – para a requalificação e revitalização da dinâmica sócio-cultural do bairro e a construção de equipamentos básicos, como um parque infantil ou uma escola secundária na freguesia. E apelando à mobilização para o esclarecimento até ao próximo dia 26, pois nada está ainda ganho, considerou que o ambiente que ali se registava confirmava que a possibilidade de vitória da CDU em Vila Franca de Xira, está a crescer, a ser colectivamente construída.

A mesma ideia sublinhou Joana Bonita, cabeça-de-lista da CDU à CM de Vila Franca de Xira, que insistindo na necessidade de os vialonguenses e todos os vilafranquenses terem na autarquia um apoio seguro na reivindicação dos seus direitos junto do Governo, bem como de resolução célere, eficaz e participada dos seus problemas, realçou que a gestão PS está, ao fim de 24 anos, esgotada, deixando a garantia de que, com a CDU, Vila Franca de Xira será «um concelho onde todos serão chamados a participar e a construir soluções para todos».