Valorizar a Escola Pública dando mais força à CDU

Ver Galeria
Ver Vídeo

O Secretário-geral do PCP esteve, quarta-feira, 15 de Setembro, numa escola do concelho de Palmela, de maioria CDU, para assinalar o arranque do ano lectivo, ainda em ambiente pandémico e marcado pela precariedade da carreira, falta de professores, assistentes operacionais e técnicos especializados, mas também pela transferência de competências das escolas para as autarquias. 

A visita à Escola Básica Zeca Afonso, na freguesia de Pinhal Novo – com 376 alunos, 100 dos quais do pré-escolar, foi acompanhada – entre outros eleitos e candidatos – por Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal (CM), que se recandidata a um terceiro mandato, e por Carlos Almeida, primeiro candidato da CDU à Junta de Freguesia de Pinhal Novo. O equipamento foi recentemente alvo de obras de requalificação de mais de 400 mil euros. 

No actual mandato, este município educador investiu cerca de quatro milhões de euros na requalificação de equipamentos, apoio aos transportes escolares, refeições gratuitas e distribuição de frutos. Também as juntas de freguesia do concelho realizam importantes trabalhos de construção e de limpeza variados.
Construir a segunda fase da Ampliação da Escola Básica de Cabanas e atribuir gratuitamente os cadernos de actividades aos alunos do ensino básico são compromissos das CDU para o próximo mandato. 

«Com esta visita, quisemos assinalar a importância e o papel das autarquias na defesa da Escola Pública», salientou Jerónimo de Sousa, condenando a «desresponsabilização» do Governo naquilo que são suas competências.

Reclamou, por isso, o reforço dos apoios psico-pedagógicos e sociais – face à «degradação da saúde mental» por causa da COVID-19, a contratação dos trabalhadores em falta, professores e auxiliares, e a diminuição do número de alunos por turma. Em conclusão: um maior investimento do Estado na educação, insuficiente para as necessidades actuais.