Requalificar ferrovia é potenciar região alentejana

Visita à ferrovia em Beja

Ver Vídeo

No início da tarde, Jerónimo de Sousa visitou a estação ferroviária de Beja onde destacou a «imperiosa necessidade do desenvolvimento do sistema ferroviário» da vasta região do Alentejo, algo que é «há muito reclamado pelas populações».

Na visita ficou claro o grau de desinvestimento e abandono a que as infra-estruturas da região estão votadas. Desde 2011 que a cidade de Beja deixou de ter qualquer ligação directa a Lisboa e electrificação da ferrovia até Beja, apesar das aparentes necessidades, continua a não integrar as prioridades dos investimentos ferroviários delineados pelo Governo PS.

«Quem é que pode andar nesta linha quando são frequentes as situações de eliminação de horários, substituição do serviço ferroviário por autocarros, longas esperas pela ligação de Casa Branca sem condições de acolhimento e conforto na estação e avarias frequentes no material circulante muito velho», interrogou o Secretário-geral.

«Abdicar da linha do Alentejo, não promover a sua adequada modernização é mais uma forma de penalizar esta região e impedir que potencie os seus recursos», afirmou ainda.

Para a CDU é urgente «avançar de imediato com a electrificação e modernização de toda a linha do Alentejo na ligação Casa Branca – Aeroporto – Beja – Ourique», exigiu, por fim, Jerónimo de Sousa.