Intervenção de Jerónimo de Sousa no Couço, Coruche

Avançar e lutar pela mudança em Coruche e pela continuação do bom trabalho no Couço

Sessão Pública com reformados «Viver com dignidade»

Ver Galeria

Caros amigos e camaradas:

Saúdo todos os presentes nesta Sessão Pública, saúdo o povo do Couço e de Coruche, todos os que estão com a CDU neste projecto democrático e unitário de participação e transformação. A todos as mais cordeais saudações. 

Saúdo o nosso amigo Carlos Peseiro, candidato à presidência da Câmara de Coruche, o Armando Rodrigues, candidato à Assembleia Municipal, e a Ortelinda Graça, candidata à Assembleia de Freguesia do Couço, saúdo os candidatos aos órgãos municipais e de freguesia e os eleitos CDU nos órgãos autárquicos onde empenham a sua dedicação, trabalho, competência, honestidade e isenção pessoal, como é timbre da CDU, para dar voz às populações e resposta aos seus problemas.

Este é mais um passo na afirmação desta candidatura CDU, para avançar e lutar pela mudança em Coruche e pela continuação do bom trabalho no Couço. São batalhas exigentes, mas que estamos em condições vencer, com determinação, esclarecendo e mobilizando para o voto em 26 de Setembro!

As populações sabem que é com a CDU e os seus eleitos que contam para defender os seus interesses. 

Conhecem a diferença entre o trabalho da CDU na freguesia do Couço, apesar das dificuldades que são impostas, e a apatia do PS no Concelho.

Ao contrário do que dizem os que trocam a verdade pela demagogia, a CDU não pede meças na obra feita.

E para lá do trabalho, a CDU não se cala na reivindicação nem se esquece da luta pelo que é devido às populações pelo Estado e os governos do PS, PSD e CDS.

É claro que o governo PS prefere eleitos bem-comportados, a esconder as reivindicações do povo, coniventes nas promessas não cumpridas, no desleixo e na cedência aos grandes interesses e ao governo.

Não contem com a CDU para esse papel. 

Vamos continuar a fazer o que é preciso – trabalho e obra, sem deixar de dar voz aos trabalhadores e às populações!

Por isso, temos razões para partir com confiança para esta batalha eleitoral que entra agora na derradeira fase.

Confiança no futuro. Confiança de quem tem um passado e um presente de trabalho e realização nas autarquias e um projecto alternativo e verdadeiramente de esquerda no poder local.

Confiança de quem tem candidatos com experiência e provas dadas na defesa das populações, com capacidade de concretização e conhecedores da sua terra e dos desafios que se colocam ao desenvolvimento.

Quem nos olha com isenção – mesmo alguns que não têm estado com a CDU - sabe que este é um projecto claro e consistente.

Mais do que uma mera soma de ideias e propostas, é uma voz indispensável na defesa dos interesses do concelho, sempre do lado das populações e do interesse público.

Uma proposta diferenciadora, ainda mais evidente em Coruche.

Que não haja ilusões. O voto num projecto alternativo, o voto numa dinâmica de participação, de avanço e de melhoria da vida das populações é o voto na CDU.  

Em Coruche a CDU é a única força que ouve as populações, que tem experiência, determinação e capacidade de trabalho em condições de assumir todas as responsabilidades que a população lhe queira confiar! 

Está na hora de fazer regressar a este concelho o trabalho, a honestidade e a competência da CDU que durante sucessivos mandatos mudou para melhor a vida do concelho e da sua população. 

Estimados amigos e camaradas

A CDU tem um projecto em que a participação é um factor essencial de gestão democrática e envolvimento das populações na definição e planeamento das opções de política autárquica e na sua execução.

Um projecto de desenvolvimento equilibrado e gestão integrada do território, de defesa do interesse e do espaço público, que contribua para revitalizar a actividade económica, social e cultural, em Coruche e nas suas freguesias

Um projecto intransigente na defesa dos serviços públicos, pelo investimento central no acesso à saúde, à educação, à habitação, à proteção social, à cultura e ao desporto, à mobilidade e ao transporte público, à defesa da água pública e de um ambiente equilibrado e sustentável.

Um projecto que apoie e valorize os trabalhadores municipais, que em Coruche lutam por melhores condições de trabalho e segurança e pela aplicação integral do suplemento de penosidade e insalubridade que lhes é devido e que foi consagrado no OE de 2021 por acção do PCP.

No Distrito de Santarém e em todo o país, as autarquias da CDU asseguraram esse direito. 

Por exemplo, o Couço esteve na primeira linha, aplicando a Lei pela maior abrangência e com a mais elevada retribuição aos seus trabalhadores. 

Na Câmara de Coruche vigora a aplicação pela metade e só se iniciou em Agosto.

É o PS no seu pior, nas autarquias e no Governo – no suplemento de penosidade dos trabalhadores municipais, como no subsídio de risco dos profissionais das forças de segurança.

O PS procura sempre reduzir o alcance das medidas quando se trata de trabalhadores.

Amigos e camaradas

Estamos no Couço e não podemos deixar de lembrar a luta heroica deste povo nas lutas pelo pão, pela liberdade e contra a repressão e o fascismo, até ao 25 de Abril, e pela reforma agrária e em defesa do regime democrático.

Importa lembrar esta história exaltante junto ao monumento às "lutas heroicas de um povo heroico", cujo exemplo só podemos prosseguir e honrar.

Hoje, em Coruche e no Couço é na luta dos comunistas e dos democratas que intervêm na CDU, que reside a confiança de reverter a política de direita, de desinvestimento, regressão económica e social, desertificação e fuga da juventude, e a esperança de defender as populações e o direito ao desenvolvimento.

No Couço denunciamos e lutamos contra a inexistência dos CTT, de um balcão da CGD, contra a escassez de transportes, de GNR e de médicos no Centro de Saúde. Mas estes são problemas de todo o Concelho.

E é bem verdade que a situação seria ainda pior se não fosse a luta, a intervenção e a proposta do PCP e da CDU. Nesta crise sanitária foi fundamental o apoio à população da Junta do Couço e a intervenção dos eleitos municipais de Coruche.

Estimados amigos e camaradas

Foi pela acção e proposta do PCP que foi possível em 2021, uma vez mais, garantir um aumento de pensões. 

O aumento de 10 euros para as pensões até 658 euros, continuou um caminho de reposição do poder de compra para mais de um milhão e novecentos mil reformados e pensionistas. 

Um avanço só possível pela determinação do PCP, que permitiu que, entre 2017 e 2020, estes reformados tenham tido aumentos de pensões entre 24 e 40 euros.

PS e PSD inviabilizaram o aumento das reformas acima de 658 euros que o PCP propunha. Esses partidos são responsáveis pela perda continuada de poder de compra destes reformados e pensionistas, homens e mulheres que descontaram longos anos para a Segurança Social e cujo montante de reforma se mantém inalterado desde que se reformaram – é inadmissível. 

É verdade que a maioria dos reformados de Coruche tem pensões muito abaixo dos 658 euros, o que poderá levar a pensar que esta injustiça não os penaliza.

Mas pelo contrário, o combate às pensões baixas é indissociável da actualização anual de todas as reformas e pensões em Janeiro, para repor o poder de compra.

O PCP assume o compromisso de continuar a lutar pela concretização em 2022 de aumentos de todas as pensões e reformas e por condições de vida dignas, com mais saúde, mais e melhores equipamentos e serviços de apoio a idosos - centros de dia e de convívio, apoio domiciliário e lares – à altura das necessidades.

Estas são exigências da resposta às consequências do surto epidémico na vida dos reformados, na concretização dos seus direitos, no combate ao isolamento, na saúde em geral e nos cuidados primários de saúde, essenciais na prevenção da doença e nas diferentes patologias associadas ao envelhecimento.

Amigos e camaradas
As eleições autárquicas de 26 de Setembro constituem uma batalha política muito importante, no plano local, e pelo que podem contribuir no plano nacional para melhor defender os interesses dos trabalhadores e do povo.

O País precisa do reforço da intervenção do PCP e da CDU, como demonstra a vida política nacional destes anos, com a recuperação de direitos e condições de vida roubados pelos governos da política de direita, do PS, PSD e CDS, e pela Troika.

Uma acção decisiva do PCP e do PEV, durante a epidemia, para garantir condições de prestação de cuidados de saúde, minimizar a degradação das condições de vida dos atingidos por injustiças e pela brutal exploração do grande capital.

Uma acção que tornou possível o aumento de pensões, o pagamento por inteiro de salários a trabalhadores em Lay-off, o apoio a 200 mil trabalhadores independentes e pessoas sem proteção social, o prolongamento do subsídio de desemprego a mais de 50 mil trabalhadores, a gratuitidade das creches de 20.000 crianças.

É inegável o impacto positivo na vida de milhões de portugueses das medidas inscritas no Orçamento por proposta do PCP, que ao contrário de outros, nunca desistiu de intervir.
O que se conseguiu com a luta do PCP contrasta com os atrasos e limitações com que o governo tem entravado um largo conjunto de outras medidas inscritas no OE, como as contratações no SNS e na Escola Pública.

Isto é, o que o governo não podia travar, entrou em vigor, mas em quase tudo o resto, há atrasos, desculpas e mentiras.
O PS agita-se agora em promessas de milhares de milhões para chantagear os eleitores. Mas se há dinheiro, e há, então que se dê resposta aos problemas das populações e se efectivem os seus direitos. 

Aqui reafirmamos que o PCP tudo fará para que as medidas positivas do OE sejam cumpridas.

Amigos e camaradas
O grande capital continua a aproveitar-se da epidemia para garantir a acumulação capitalista e para atingir profundamente os trabalhadores e o povo.
O reforço da luta dos trabalhadores pelo aumento geral de salários, pelos direitos, pela revogação das normas gravosas da legislação laboral tem de avançar, em vez de ficar refém do governo e da chamada concertação social.

Portugal precisa do reforço do investimento no SNS, da valorização de carreiras e salários dos profissionais de saúde – e não só de palavras elogiosas -, de investir na educação e na cultura e nos seus trabalhadores.

Portugal precisa de avançar para creches gratuitas para todas as crianças o que exige financiamento prioritário em vez de imposições de Bruxelas.

Portugal precisa que as medidas para debelar os impactos do Covid não desapareçam de repente, ignorando as dificuldades de milhares de famílias e PMEs.

Que não restem dúvidas.

O PCP bater-se-á pela alternativa, bater-se-á por cada medida necessária aos trabalhadores, ao povo e ao País.

Caros amigos e camaradas
Em Coruche é reconhecida a intervenção do PCP, da CDU para defender os direitos e aspirações dos trabalhadores e do povo.

A CDU lutou pelo direito à saúde, pela escola pública, por mais e melhores transportes públicos e acessibilidades, pelo apoio aos pequenos e médios empresários, pela defesa do ambiente e da qualidade de vida.

Na maioria das vezes o PS esteve do outro lado, fosse na Câmara ou na Assembleia da República, em defesa dos interesses do capital.

É na base do património de intervenção, do prestígio do projecto CDU, da confiança e afecto das populações que temos a convicção que a CDU está em condições de avançar para a mudança em Coruche e para continuar o bom trabalho no Couço, para melhorar a vida dos que aqui vivem e trabalham.

A CDU é a alternativa para o desenvolvimento e para uma vida melhor para as populações!

Partamos com determinação e confiança para o esclarecimento, a mobilização e o voto na CDU.

Um projecto e uma batalha que é possível vencer!

Sim, vale a pena votar CDU!

Sim, vale a pena votar CDU!