Futuro de confiança para Sines só com a CDU

Ver Galeria
Ver Vídeo

O Jardim das Descobertas de Sines acolheu, no dia 20 de Setembro, a segunda acção de campanha do Secretário-geral do PCP, pelo Litoral Alentejano. Neste concelho, que pela sua localização constitui uma zona especial de atracção turística, mas sobretudo uma zona de trabalho, Jerónimo de Sousa destacou a importância da plataforma portuária, industrial e logística de Sines. 

«Sines, pela sua infra-estrutura portuária, pelas singulares condições naturais que oferece, tem vindo a ganhar crescente importância nas movimentações de cargas contentorizadas com destino à Europa», salientou, destacando as «potencialidades imensas» do concelho, que exigem «um plano de desenvolvimento estratégico integrado no todo nacional, gerador de emprego com direitos», que «assegure, em simultâneo, condições de habitação a preços acessíveis de acordo com o rendimento disponíveis das famílias, escolas e creches públicas para os filhos dos trabalhadores, uma rede de cuidados primários do Serviço Nacional de Saúde, o reforço dos meios e condições do Hospital do Litoral Alentejano». 

«Mas estes objectivos não encontram num poder municipal submisso aos ditames do Poder Central e aos interesses do grande capital a voz e intervenção que se exige. Sim, ao contrário do que o PS apregoa, dos anúncios bombásticos, a verdade é que os trabalhadores e as populações do concelho continuam a ser confrontados com problemas que persistem há anos com a gestão do PS na Câmara Municipal», alertou.

Perante mais de uma centena de pessoas – muitos trabalhadores – Jerónimo de Sousa deu a conhecer um conjunto de projectos que o PCP apresentou recentemente, de forma a «dar solução» a alguns problemas mais sentidos pelos trabalhadores, nomeadamente o aumento do salário mínimo nacional para 850 euros, a defesa da contratação colectiva e a fixação do horário semanal das 35 horas para todos os trabalhadores.

Reconquistar Sines

Este é outro concelho que a CDU quer reconquistar para que a população e os trabalhadores possam ter «um futuro de confiança». Jaime Cáceres e André Louzeiro são, respectivamente, os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal. 

Criar um plano estratégico de desenvolvimento turístico para o município e novas formas de divulgação turística; promover programas de actividades de tempos livres para jovens em articulação com as juntas de freguesia; fomentar o associativismo desportivo, apoiando as entidades desportivas/clubes com apoio logístico, transporte, divulgação das actividades, entre outras; apostar numa programação cultural diversificada e atractiva no Centro de Artes de Sines; defender a implementação do Ensino Superior no concelho de Sines; promover respostas de habitação diversas no município no âmbito da Estratégica Local de Habitação; garantir os acessos pedonais aos vários equipamentos públicos, são propostas que a CDU quer implementar. 

«Hoje a população do município de Sines sabe que as equipas da CDU aos vários órgãos autárquicos, para além da sua matriz distintiva, são pessoas com vontade, coragem e determinação em prosseguir políticas de planeamento pela implementação do Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo, apoiada também no Plano Director Municipal de nova geração em Sines, que, quer os sucessivos governos, quer o actual executivo da Câmara Municipal de Sines (CMS) teimam em não implementar», criticou Jaime Cáceres, acusando o actual executivo da CMS, do PS, de «patologia grave por falta de planeamento».

Por seu lado, André Louzeiro frisou que «os últimos três mandatos autárquicos demonstram que Sines precisa da CDU». «Estamos aqui para dar uma grande vitória à população de Sines. Estamos aqui para ganhar», concluiu.