Em Almada confia-se na vitória da CDU. E há razões para isso

Ver Galeria
Ver Vídeo

“A vitória está ao nosso alcance” em Almada: foi esta a ideia central deixada por Jerónimo de Sousa no comício da tarde, perante centenas de candidatos, activistas e apoiantes da CDU, que encheram por completo o Jardim da Cova da Piedade. No comício, como no imenso e entusiástico desfile que o antecedeu, ficou evidente aquilo que o Secretário-geral do PCP também destacou na sua intervenção: o «ambiente de confiança» que tem marcado a campanha da coligação naquele concelho da Margem Sul do Tejo.

No domingo, confia Jerónimo de Sousa, Almada «retomará o rumo de trabalho, honestidade e competência» que sempre marcou a acção das autarquias no concelho, interrompido nos últimos quatro anos. O mandato que agora termina, acrescentou, desfez «toda e qualquer momentânea ilusão de uma hipotética superioridade da gestão PS na condução dos destinos deste concelho». Evidente na campanha eleitoral, como nos últimos quatro anos, ficou precisamente a «incomparável diferença da acção transformadora a favor da qualidade de vida das populações protagonizada pela CDU em Almada e a frouxidão de uma gestão casuística que se limitou a navegar ao sabor do vento e sem pensar construir o futuro».

Antes, a candidata à presidência da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, tinha já realçado a necessidade de «pôr fim a quatro anos de estagnação e retrocessos», a uma gestão que tentou transformar Almada numa extensão de lazer de Lisboa. A forma de o fazer é dar uma robusta vitória à CDU, capaz de recolocar o concelho no rumo de desenvolvimento e progresso que o caracterizou durante mais de quatro décadas. Reconhecendo ambição no programa com que a CDU se apresenta a estas eleições, e destacando algumas das propostas mais relevantes (nos planos da habitação, transportes, acessibilidades, apoio social, cultura, desporto e ambiente), Maria das Dores Meira demonstrou um profundo conhecimento dos problemas e necessidades do concelho – que, como lembrou, é o seu desde criança, e assim continua.

O comício foi apresentado por Margarida Luna de Carvalho, candidata à presidência da União de Freguesias de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Pragal. Presentes estiveram ainda, entre outros, o candidato à presidência da Assembleia Municipal, Bruno Dias, os primeiros candidatos às outras quatro freguesias e uniões de freguesia, e muitos outros integrantes das listas da CDU no concelho.