Intervenção de André Martins, Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Setúbal

«A sustentabilidade, enquanto elemento central e transversal a todas as áreas da vida municipal, é um compromisso e uma prática que já caracteriza a nossa acção»

Sessão «CDU na Área Metropolitana de Lisboa, intervenção e compromisso»

Caros amigos,

Estamos aqui hoje unidos no desígnio de reforçar o projeto e as propostas da CDU e, por essa via, mobilizar as populações da Área Metropolitana de Lisboa para participarem nas próximas eleições autárquicas, contribuindo decisivamente para elevar a sua qualidade de vida com o reforço da CDU na nossa região.

Trabalho, Honestidade e Competência são três princípios que orientam a nossa postura e a nossa dedicação ao serviço da causa pública.

São, também, a bandeira com que nos apresentamos à população.

O concelho de Setúbal ocupa uma posição estratégica de charneira no contexto regional, nacional e internacional. É generosamente enriquecido por duas áreas protegidas e classificadas – a serra e o estuário – que são fonte de biodiversidade e de vida.

A Arrábida e o Sado, unidos pela baía de Setúbal, são o berço fértil de vinte sete séculos de história, que se fez de ocupação humana, de vida social e de atividades económicas, por povos que em Setúbal se fixaram, pois aqui encontraram as condições ideais para viver prosperar.

Como a história tem revelado, é pela preservação e valorização dos recursos autóctones que Setúbal se projeta no futuro, reforçando uma relação sustentável com o meio ambiente.

Este é o caminho que vimos trilhando e o nosso maior compromisso com as populações do nosso Concelho e da nossa Região.

Setúbal tem uma estratégia verde de proteção dos valores naturais e do ambiente urbano.

O Parque Urbano da Várzea, construído no coração da cidade de Setúbal, é um exemplo de como um espaço verde pode assumir um papel importante na preservação de fauna e flora espontânea e autóctone em ambiente urbano.

Acima de tudo, este parque representa uma das primeiras medidas estruturantes de adaptação e mitigação às Alterações Climáticas. Trata-se de um Parque Urbano com 19 hectares onde está situada uma bacia de retenção pluvial que permite reduzir o risco de cheias na cidade de Setúbal e cujos efeitos são agora visíveis em dias de precipitação intensa.

Consciente do generalizado aumento das temperaturas que se antevê, a Câmara de Setúbal está também a reforçar a Estrutura Ecológica Municipal, ou seja, está não só a construir novos espaços verdes, como também a criar corredores verdes e a requalificar os espaços verdes que já existiam.

São exemplos concretos desta estratégia as plantações com espécies autóctones em Pinhal de Negreiros, em Azeitão, na Quinta da Amizade, na Gâmbia, e a plantação de vegetação nos principais eixos rodoviários da cidade, transformando zonas cinzentas de betão em corredores verdes que unem os principais parques verdes urbanos e que fazem a ligação da estrutura ecológica municipal à fabulosa envolvente natural da cidade. Na sua ação, a Câmara Municipal estimula e apoia a instalação de micro e pequenas unidades de negócio com reduzida pegada ecológica e empresas ligadas à valorização dos recursos naturais, difunde a economia circular e cria e amplia áreas dedicadas a Hortas Urbanas.

A autarquia tem apostado na qualificação de edifícios e equipamentos municipais e da rede de escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo com intervenções que geram aumento da eficiência energética, assim como tem promovido a renovação da frota automóvel com investimento em viaturas elétricas.

Observando o mapa de Setúbal, constatamos com facilidade que a cidade está rodeada de riquíssimo património natural: cerca de sessenta por cento do território do concelho é abrangido por áreas protegidas.

É com orgulho e felicidade que contamos no nosso território com a Reserva Natural do Estuário do Sado, com o Parque Natural da Arrábida e com o Parque Marinho Luiz Saldanha.
Toda a zona estuarina do Sado é um verdadeiro “viveiro” e maternidade para mais de cem espécies de peixes e moluscos que aqui se acolhem para desovar e crescer, e muitas destas espécies, como é o caso das ostras, têm grande interesse biológico e elevado valor económico.

É também aqui que se encontra uma das três únicas comunidades de golfinhos residentes no espaço marítimo europeu.

Logo a seguir a este extraordinário estuário, onde o Sado desagua numa das mais belas baías do mundo, temos a Arrábida, com as suas matas de reserva integral e as arribas com flora e fauna que constituem património natural de valor incomensurável.

Os nutrientes que vêm do Sado alimentam as espécies do Parque Marinho num mar calmo, protegido pelas encostas da Serra. Um mar que alberga diversas espécies marinhas que ali encontram abrigo e alimento, e que fazem desses fundos a sua maternidade.

Setúbal tem, por isso, na Reserva do Estuário do Sado e no Parque Natural da Arrábida, na economia do mar, uma das suas grandes riquezas.

Assumimos como prioridade fundamental da nossa ação a defesa e a proteção destes valores naturais.

A Arrábida, onde as influências atlântica e mediterrânica formaram um ecossistema único, é um importante património e recurso para toda a região. Neste sentido, as câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra e a Associação de Municípios da Região de Setúbal têm trabalhado ativamente no processo de candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera da UNESCO.

Os três municípios e a sua associação manterão forte empenho neste processo, desejando nós que o Governo, através da Administração Central, respeite igualmente o seu compromisso para com a Arrábida e para com as populações da nossa região.

A defesa e o desenvolvimento do Território Arrábida têm sido uma bandeira da CDU.

Setúbal, em parceria com os municípios de Palmela e Sesimbra, tem realizados vários investimentos, designadamente na promoção da mobilidade sustentável e dos modos suaves de mobilidade com a construção de ciclovias estruturantes.

Investimentos que se estendem à defesa da floresta contra incêndios ou à promoção do turismo e dos valores patrimoniais, com a implementação e homologação de percursos pedestres e com o desenvolvimento do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas para a Arrábida, agora em curso.

A Arrábida e o Estuário do sado representam um bem público maior para a Região e para o País, cuja defesa intransigente não deve ceder a interesses particulares. Este é o compromisso dos eleitos e dos candidatos da CDU com as populações.

A sustentabilidade, enquanto elemento central e transversal a todas as áreas da vida municipal, é um compromisso que terá tradução no nosso programa de mandato e uma prática que já caracteriza a nossa ação.

O património de promoção da participação que a CDU tem protagonizado, seja na relação com as populações, com o movimento associativo e popular, com o tecido empresarial, com as entidades públicas e privadas, assenta na valorização do contributo de cada um na defesa do interesse público e dos serviços públicos.

Esta prática é um traço distintivo da CDU, que honramos e cujo compromisso renovamos.

A CDU tem obra feita e reconhecida, visão e estratégia para o desenvolvimento do Concelho e da Região e propostas sérias e consequentes que lhe dão expressão.

O reforço da CDU na Área Metropolitana de Lisboa e em cada um dos seus 18 concelhos é o garante do desenvolvimento sustentável deste território e da qualidade de vida das suas populações.

Por tudo isto, afirmamos com convicção: Vamos Continuar Setúbal!

Viva a CDU!