
Loures
«Que nenhum voto falte! Que nenhum voto se perca!»
Este foi apelo final deixado por Jerónimo de Sousa na última iniciativa de campanha, em Loures, perante um pavilhão Paz e Amizade completamente cheio.
Este foi apelo final deixado por Jerónimo de Sousa na última iniciativa de campanha, em Loures, perante um pavilhão Paz e Amizade completamente cheio.
«Nada está decidido até que o soberano se pronuncie, até que o povo vote». Esta foi a mensagem deixada por Jerónimo de Sousa no jantar-comício que encheu esta noite o pavilhão multiusos de Odivelas.
Naquela que foi a maior iniciativa de encerramento de uma campanha para as eleições autárquicas pelo menos dos últimos 20 anos no concelho da margem sul do Tejo, o jantar da CDU em Almada revelou um imenso apoio e entusiasmo em torno do projecto da coligação.
A poucas horas de terminar a campanha eleitoral, João Ferreira reafirmou que a CDU demonstrou estar preparada para assumir todas as responsabilidades na Câmara, enquanto Jerónimo de Sousa salientou que, se os eleitores acrescentarem mais um vereador à CDU em Lisboa, é a cidade que fica a ganhar.
Chegámos ao último dia da campanha para as autárquicas, eleições que vão decidir muito mais do que rumo que os órgãos autárquicos vão seguir nos próximo quatro anos. Jerónimo de Sousa concentrou o último esforço no apelo ao voto na CDU nos distritos de Setúbal e Lisboa.
O penúltimo dia de campanha terminou para Jerónimo de Sousa num grande comício em Alpiarça, no largo junto ao histórico Clube Desportivo «Os Águias», que se notabilizou no ciclismo. No palco, para além de dirigentes do PCP e do PEV, estiveram os primeiros candidatos da CDU as muitas câmaras municipais do distrito de Santarém, com destaque para Mário Pereira, actual presidente do município de Alpiarça e primeiro orador da noite.
Grande jantar-comício da campanha da CDU em Benavente que encheu o Auditório da Nossa Sra. Da Paz.
«Estamos aqui e estamos nesta batalha eleitoral para lutar pela retoma da gestão da CDU neste concelho», afirmou Jerónimo de Sousa no almoço com reformados realizado na Casa do Povo do Couço.
Jerónimo de Sousa passou pelo concelho da Moita nesta manhã de quinta-feira, local onde participou com os candidatos da CDU numa grande arruada que juntou mais de 200 pessoas.
Na última iniciativa da jornada de campanha do dia, Jerónimo de Sousa esteve em Setúbal num comício que foi reflexo de um concelho que está melhor e com perspectivas de futuro, com a CDU.
«Que ninguém desperdice seu voto em opções erradas e em escolhas inconsequentes», alertou Jerónimo de Sousa num jantar com centenas de activistas e apoiantes das candidaturas da CDU a Sesimbra.
«Isto não é um ponto de chegada nem um ponto de partida, a CDU sempre teve e continuará a ter um trabalho contínuo junto das populações» – afirmou João Ferreira referindo-se à habitação, transportes, espaços verdes e de lazer e ao aumento da qualidade de vida dos lisboetas como problemas a serem abordados e solucionados.
Até ao próximo dia 1 de Outubro há ainda muito que palmilhar para esclarecer e mobilizar para o voto no PCP-PEV, apelou Jerónimo de Sousa hoje de manhã no final de uma arruada no Seixal.
O dia de campanha terminou em Viana do Alentejo, concelho que a CDU quer reconquistar para melhorar a qualidade de vida dos munícipes e proporcionar um maior desenvolvimento económico e social.
Carlos Pinto de Sá volta encabeçar a lista à Câmara Municipal de Évora, que a CDU recuperou em 2013, depois de há quatro anos se ter posto em marcha uma mudança real com uma nova gestão municipal.
A caravana da CDU seguiu para a Vidigueira, terra de pão, onde a CDU promete lutar por «um futuro melhor». No almoço de apoio à candidatura, no Pavilhão Multiusos, estiveram várias centenas de pessoas.
Avolumam-se os sinais de um crescente apoio à CDU e ao seu projecto, para servir os trabalhadores e as populações. No dia 26, Jerónimo de Sousa deslocou-se ao Alentejo, iniciando o seu périplo em Moura.
Em Braga, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian recebeu o comício da CDU. Largas centenas de militantes, amigos e apoiantes da CDU lotaram completamente o auditório daquelas instalações, a tal ponto de as cadeiras, preenchidas na totalidade, terem sido substituídas pelos degraus.
Jerónimo de Sousa deslocou-se a Gondomar no final de tarde desta segunda-feira. Numa arruada bem composta com mais de 100 pessoas, o Secretário-Geral percorreu as ruas ao encontro da população e comerciantes num evidente ambiente de entusiasmo.
No final do vibrante desfile pela Baixa do Porto, Ilda Figueiredo sublinhou a simpatia sentida na recepção àquela arruada da CDU e de seguida elencou as políticas nefastas seguidas na cidade nos últimos quatro anos, protagonizadas “a meias” entre Rui Moreira e os eleitos do PS, como as privatizações, os estacionamentos pagos da “caça ao euro”, o aumento das rendas municipais, a inexistente política de habitação que tem como consequência a “população empurrada para fora da cidade”, e a inação perante o turismo desenfreado, e suas consequências, afirmando: “Não queremos que o Porto se torne uma Disneylândia!”
A fase final da batalha eleitoral é encarada com «redobrada confiança em que é possível assegurar a viragem na vida do concelho de Vila Franca de Xira a que todos aspiramos», mas é preciso prosseguir o esforço de esclarecimento e mobilização para que se reflicta em votos a simpatia manifestada à CDU.
O objectivo de vencer as eleições de dia 1 para os órgãos municipais de Odivelas foi calorosamente aplaudido no comício que reuniu quase duas centenas de pessoas, este domingo, em Caneças, «autarquia da CDU, onde está bem à vista a capacidade realizadora, o trabalho, a honestidade e a competência», como destacou Jerónimo de Sousa.
Em Aveiras de Cima, freguesia de maioria CDU, no almoço que reuniu duas centenas de candidatos, activistas e apoiantes da Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) de todo o concelho da Azambuja, foi reafirmado com entusiasmo o objectivo de aumentar o número de votos e de eleitos para todos os órgãos e conquistar a presidência da Câmara.
A Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense «Os Penicheiros» acolheu, sábado, um grande comício da CDU, que encerrou aquele dia de campanha.
Ao final do dia, Jerónimo de Sousa participou num jantar em Corroios, Seixal, onde estiveram mais de 600 pessoas, dando a «força necessária» à CDU.
Jerónimo de Sousa valoriza percurso com provas dadas.
O périplo de Jerónimo de Sousa pelo Litoral Alentejano, na sexta-feira, não podia ter culminado de melhor forma: o jantar de Santiago do Cacém mobilizou centenas de pessoas, entusiasmadas e empenhadas em levar a candidatura da CDU e as propostas da CDU a todo o concelho, apostando na proximidade às populações, na conversa franca e aberta, no esclarecimento.
Sines é, dos quatro concelhos do Litoral Alentejano visitados hoje por Jerónimo de Sousa, o único que não é gerido por uma maioria CDU. Para Helder Guerreiro, as diferenças vêem-se em áreas como a limpeza urbana, o estado das vias e dos passeios, a qualidade dos espaços públicos e o respeito pelos trabalhadores das autarquias – que nos municípios de maioria CDU viram já recuperado o horário de 35 horas e estão prestes a terem de regresso os 25 dias de férias.
Uma nova vitória no município de Grândola é um objectivo perfeitamente ao alcance da CDU e a acção de rua realizada ao final da manhã pelas ruas do centro da Vila Morena confirmou-o.
Jerónimo de Sousa juntou-se, pela manhã, aos candidatos e activistas da CDU de Alcácer do Sal para uma arruada que percorreu a rua central da cidade sadina, junto ao rio. Ao longo do percurso a comitiva saudou e conversou com todas as pessoas que por ali estavam, particularmente comerciantes, delas recebendo manifestações de simpatia e apoio. «Força!», «Continuem!» foram algumas das palavras dirigidas a Vítor Proença, presidente da Câmara e candidato pela CDU a um novo mandato.
«A CDU está aqui para ganhar», para «mudar o rumo do Montijo», afirmou Jerónimo de Sousa, num jantar-comício de sala cheia, hoje, 21, no único concelho que comunistas, ecologistas e os seus aliados sem filiação partidária não gerem na Península de Setúbal.
Na segunda iniciativa de campanha de hoje, 21, no distrito de Setúbal, Jerónimo de Sousa almoçou com trabalhadores das autarquias de Palmela e sublinhou o vínculo da CDU aos direitos, rendimentos e condições de quem trabalha.
O sucesso do projecto autárquico da CDU está relacionado com o seu vínculo aos interesses das populações e à defesa do bem público, considerou Joaquim Judas, cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Almada, hoje de manhã, no final de uma arruada no centro da cidade, na qual foi acompanhado pelo Secretário- Geral do PCP.
O pavilhão da Casa do Benfica de Avis encheu nesta quarta-feira para um jantar de apoio à candidatura da CDU aos órgãos autárquicos no distrito de Portalegre.
De Peniche, Jerónimo de Sousa seguiu para a Marinha Grande, autarquia que a CDU quer recuperar para «fazer com razão e coração». «Temos razões para encarar com confiança esta importante batalha», sublinhou.
No dia 19, a noite trouxe uma grande iniciativa da campanha. Na Sociedade Filarmónica União 1.º de Dezembro, na Autouguia da Baleia, estiveram várias centenas, pessoas que querem continuar a ver a CDU à frente dos destinos dos órgãos autárquicos do concelho de Peniche.
À tarde, o Secretário-Geral do PCP participou num encontro com activistas da CDU, no Jardim das Portas do Sol, sala de visitas e ex-libris da cidade de Santarém.
Jerónimo de Sousa esteve, dia 19, nos distritos de Santarém e de Leiria. A primeira paragem aconteceu em Tomar, num almoço com apoiantes e activistas da CDU, mais de uma centena, que encheram, de entusiasmo e confiança, um restaurante de Valdonas.
A CDU encheu esta noite os Recreios da Amadora num comício em que intervieram o Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e os primeiros candidatos da coligação à Câmara e Assembleia municipais, Amável Alves e Francisco Santos. No palco estiveram, para além dos oradores, o mandatário da candidatura, Carlos Almeida, dirigentes do PCP e do PEV e vários candidatos aos órgãos municipais e de freguesia.
A CDU realizou ao final da tarde uma vibrante acção de contacto com a população de Lisboa. O percurso iniciou-se na Praça Paiva Couceiro, desceu a Avenida Morais Soares e terminou num comício na Praça do Chile, no qual intervieram o vereador e primeiro candidato à Câmara Municipal, João Ferreira, e o Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
Na última iniciativa da jornada de campanha passada no distrito de Beja, domingo, Jerónimo de Sousa esteve com os candidatos da CDU às autarquias de Serpa num jantar que encheu por completo a nave do pavilhão de feiras e exposições.
Há iniciativas de campanha eleitoral que se distinguem das demais pelo ambiente que as envolve. Foi o caso do encontro de Jerónimo de Sousa com a população da Mina de São Domingos, na tarde deste domingo, 17.
Jerónimo de Sousa partiu de Castro Verde para um almoço-comício organizado na cidade de Beja, aonde o esperavam pelo menos 600 apoiantes e amigos da CDU.
Jerónimo de Sousa iniciou o segundo de dois dias de campanha no Alentejo com um encontro com a população de Castro Verde, onde a CDU tem repetidamente merecido a confiança para gerir os destinos autárquicos.
Depois de Évora e do Alandroal, é chegada a hora de também Borba regressar ao projecto protagonizado pela Coligação PCP-PEV, apelaram os primeiros candidatos à Câmara (CM) e Assembleia (AM) municipais no jantar-comício que, na noite de sábado, 16, reuniu mais de 250 apoiantes da CDU.
Jerónimo de Sousa deslocou-se ao Alandroal, autarquia que foi reconquistada pela CDU há quatro anos e que agora trava uma nova batalha eleitoral para manter a actual presidente, Mariana Chilra, e a equipa da CDU à frente do município.
«Mais CDU em Outubro significará igualmente um elemento de afirmação e defesa do poder local democrático»», afirmou hoje Jerónimo de Sousa perante mais de 400 pessoas em Montemor-o-Novo.
Na primeira das acções de campanha agendadas para este fim-de-semana, Jerónimo de Sousa acompanhou João Teresa Ribeiro, cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal de Vendas Novas, em contactos com a população e comerciantes, prática característica dos militantes do PCP e do PEV e essencial na sua ligação à população.
«Estamos convictos de que o povo deste concelho de Silves não vai deixar de reconhecer a absoluta diferença para melhor que resulta da gestão da CDU», afirmou Jerónimo de Sousa no grande jantar que reuniu 600 pessoas em Silves
A CDU promoveu ao final da tarde uma acção de rua no coração da cidade de Lagos, na qual participou Jerónimo de Sousa. Acompanhado pelos primeiros candidatos à Câmara e Assembleia municipais, Ana Paula Viana e José Manuel Freire, o Secretário-Geral do PCP foi distribuindo cumprimentos e saudações, enquanto os activistas da Coligação PCP-PEV distribuíam folhetos com as propostas para o concelho.
Jerónimo de Sousa almoçou hoje na Fuseta, numa vibrante acção de afirmação dos candidatos e do projecto da CDU no concelho de Olhão. Na iniciativa, realizada num restaurante junto à lota, que serviu peixe fresco acabado de pescar – «nenhum peixe do mundo é como o do Algarve», referiu um pescador –, participaram mais de 150 pessoas, entre candidatos e activistas da CDU.
Num dia repleto de emoções, Jerónimo de Sousa terminou o périplo de quinta-feira, 14, na cidade de Coimbra, que acolheu um comício distrital da CDU.
Depois de Santa Maria da Feira, o Secretário-geral do PCP contactou com a população de Espinho e participou numa sessão pública em Aveiro. Nestes dois concelhos, onde é visível o imenso desaproveitamento das potencialidades, a CDU quer chegar mais longe.
Jerónimo de Sousa iniciou o dia de quinta-feira, 14, no distrito de Aveiro, ouvindo e sentindo, de forma emotiva, os problemas e reivindicações de quem trabalha na Huber Tricot, exemplo da exploração laboral que percorre o País. Uma vez mais, o Secretário-Geral do PCP defendeu o aumento do salário mínimo nacional para os 600 euros.
Depois de uma grande iniciativa em Vila Nova de Gaia, Jerónimo de Sousa participou, quarta-feira, 13, num comício na Maia, que também contou com as intervenções de Ana Virgínia Pereira e Alfredo Maio, primeiros candidatos à Câmara e Assembleia municipais. Neste concelho governado por PSD/CDS, a CDU apresenta-se como a verdadeira «alternativa de confiança».
De Sobral de Monte Agraço a Vila Nova de Gaia são um pouco menos de 300 quilómetros. Mas o que distancia efectivamente estes dois concelhos? O projecto político que interfere na vida das pessoas, que na CDU está assente no trabalho, na honestidade e na competência. A 18 dias das eleições autárquicas, Jerónimo de Sousa rumou para Norte.
A jornada de campanha eleitoral realizada terça-feira, 12, no distrito de Lisboa terminou em Sobral de Monte Agraço, com um jantar-comício que encheu o pavilhão de exposições seguido de uma visita às festas do concelho, tendo Jerónimo de Sousa e José Alberto Quintino, primeiro candidato à Câmara Municipal pela CDU, sido recebidos pelos populares com simpatia.
As ruas de Parede foram inundadas com eco da voz dos activistas da CDU que saíram da estação de comboios ao contacto da população e comerciantes. Muitas foram as saudações e abraços aos candidatos, sobretudo a Jerónimo de Sousa, dados ao longo do caminho.
«CDU vai crescer, o concelho vai vencer». Foi esta a palavra de ordem mais ouvida na arruada realizada ao final da tarde de hoje, 12, na Póvoa de Santa Iria, na qual Jerónimo de Sousa participou junto com a primeira candidata do PCP-PEV à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Regina Janeiro, os seis cabeças-de-lista às freguesias do concelho e outros candidatos aos órgãos autárquicos concelhios.
Jerónimo de Sousa esteve hoje,12, no concelho de Oeiras, em contacto com população e comerciantes. Presentes estiveram também Heloísa Apolónia, primeira candidata à Câmara Municipal, Daniel Branco, cabeça-de-lista à Assembleia Municipal, e Amílcar Campos, mandatário da candidatura do PCP-PEV.
A cerca de três semanas das eleições autárquicas, que se realizam no dia 1 de Outubro, Jerónimo de Sousa participou, sábado, 9, em dois comícios nos concelhos de Sintra e Loures, onde apelou ao reforço da CDU, para responder às aspirações, direitos e expectativas de todos.