Mais de cem mil por um Portugal com futuro

«Juntemos a esperança, a esta força imensa»

Divulgados primeiros candidatos>
Ver Mais

1ºs Candidatos da CDU

Jerónimo de Sousa

Lisboa

Operário metalúrgico, 68 anos, é Secretário-Geral do PCP e deputado da Assembleia da República desde 2002. Foi membro da Direcção do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa em 1973/1974, coordenador da Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Região de Lisboa, deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República entre 1976 e 1993, e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PCP. Em 1996 e 2006 foi candidato, apresentado pelo PCP, à Presidência da República.

Aníbal Pires

Açores

Professor, 58 anos, é deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e coordenador da Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP desde 2005. Exerceu diversos cargos como dirigente associativo desportivo. Foi fundador, dirigente e colaborador de diversas ONG no campo das migrações e relações interculturais.

Miguel Viegas

Aveiro

Professor universitário, 45 anos, é membro da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP, deputado no Parlamento Europeu, docente, desde 2008, no Departamento de Economia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro e dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro. Exerceu a profissão de médico veterinário entre 1993 e 2011 no sector agropecuário. Foi eleito na Assembleia Municipal de Ovar.

João Ramos

Beja

Enfermeiro, 42 anos, é membro da Direcção da Organização Regional de Beja do PCP e deputado na Assembleia da República, eleito pelo distrito de Beja, desde 2010. Foi vereador na Câmara Municipal de Moura, eleito na Assembleia de Freguesia de Santo Amador e membro da Assembleia Municipal de Moura. Integrou a Assembleia Intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

Carla Cruz

Braga

Psicóloga, 43 anos, é eleita na Assembleia Municipal de Braga, deputada na Assembleia da República, eleita pelo distrito de Braga e membro da Comissão Concelhia de Braga e da Direcção da Organização Regional de Braga do PCP. Trabalhou como psicóloga na área da Acção Social e na Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral do Núcleo Regional de Braga. Foi docente do Ensino Superior entre 2001 e 2009.

Jorge Humberto Fernandes

Bragança

Gestor, 49 anos, é membro da Direcção da Organização Regional de Bragança do PCP. Foi mandatário distrital da CDU nas Eleições ao Parlamento Europeu em 2014, membro da Direcção da Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança e membro do executivo da Associação Distrital dos Agricultores de Bragança.

Mónica Ramoa

Castelo Branco

Professora, 48 anos, é membro da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP, eleita na Assembleia Municipal da Covilhã, membro do Movimento Democrático de Mulheres e dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro.

Manuel Pires da Rocha

Coimbra

Professor/músico, 53 anos, é membro da Comissão Concelhia de Coimbra do PCP, eleito na Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e membro da Assembleia Municipal de Coimbra, dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro e Director do Conservatório de Música de Coimbra. Foi membro do Ateneu de Coimbra e integrou as comissões para a reforma do Ensino Artístico Especializado.

João Oliveira

Évora

Advogado, 35 anos, é membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, presidente do Grupo Parlamentar do PCP e deputado na Assembleia da República, eleito pelo distrito de Évora, desde 2007. Foi membro da Direcção Central do Ensino Superior da JCP, da Direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Severim de Faria, da Direcção do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra, da Direcção-geral da Associação Académica de Coimbra e do Senado da Universidade de Coimbra.

Paulo Sá

Faro

Professor universitário, 49 anos, é membro da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP, deputado na Assembleia da República, eleito pelo distrito de Faro, desde 2011, eleito na Assembleia Municipal de Faro, docente, desde 1993, na Universidade do Algarve e co-fundador do Centro de Ciência Viva do Algarve.

Luís Simões Luís

Guarda

Arqueólogo, 43 anos, é membro da Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP, investigador e divulgador da arte rupestre do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Foi eleito na Assembleia de Representantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra entre 1990 e 1994.

Ana Rita Carvalhais

Leiria

Professora, 61 anos, é membro da Direcção e da Comissão Executiva do Sindicato dos Professores da Região Centro. Coordenadora do Sindicato dos Professores da Região Centro no distrito de Leiria e membro do Conselho Nacional da FENPROF. É membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e coordenadora da União dos Sindicatos do Distrito de Leiria. É membro da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP.

Ricardo Lume

Madeira

Estivador, 31 anos, foi dirigente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Francisco Franco do Funchal, entre 2001 e 2003. É dirigente associativo. É eleito na Assembleia de Freguesia de Santo António. É membro do Comité Central do PCP.

Manuela Cunha

Portalegre

Animadora Cultural, 58 anos, é membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva do Partido Ecologista «Os Verdes». Participou activamente no Movimento Estudantil e no Movimento Anti-Nuclear em França nos anos 70 e posteriormente nas lutas ecologistas em Portugal. Foi representante do Partido Ecologista «Os Verdes» na Comissão Nacional de Eleições e foi vereadora na Câmara Municipal de Almeirim, eleita pela CDU, entre 2001 e 2009.

Jorge Machado

Porto

Jurista, 39 anos, é membro da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP e deputado na Assembleia da República, eleito pelo distrito do Porto, desde 2005. Foi membro da Direcção Nacional e da Direcção Regional do Porto da JCP e candidato à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

António Filipe

Santarém

Professor Universitário, 52 anos, foi dirigente da JCP entre 1985 e 1995. Foi membro da Assembleia Municipal da Amadora entre 1993 e 2001 e é membro da Assembleia Municipal de Sintra. É deputado à Assembleia da República desde 1989 e deputado eleito pelo distrito de Santarém desde 2009. É vice-presidente da Assembleia da República. É vice-presidente do Grupo Parlamentar do PCP. É membro do Comité Central do PCP.

Francisco Lopes

Setúbal

Electricista, 59 anos, é membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP e deputado na Assembleia da República, eleito pelo distrito de Setúbal, desde 2005. Participou nas actividades do Movimento Democrático e integrou a União dos Estudantes Comunistas em 1973, fez parte da Célula da Applied Magnetics e foi membro da Comissão de Trabalhadores da empresa. Participou na acção sindical no âmbito do Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa. Foi responsável pela Organização Regional de Setúbal do PCP. Em 2011 foi candidato, apresentado pelo PCP, à Presidência da República.

Ilda Figueiredo

Viana do Castelo

Economista, 66 anos, foi deputada à Assembleia da República entre 1979 e 1991 e deputada ao Parlamento Europeu entre 1999 e 2012. É Presidente da Direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação. É vereadora na Câmara Municipal de Viana do Castelo. É membro do Comité Central do PCP.

Júlia Correia

Vila Real

Professora, 59 anos, é membro da Direcção da Organização Regional de Vila Real do PCP e dirigente da União de Sindicatos de Vila Real.

Francisco Almeida

Viseu

Professor, 56 anos, é porta-voz da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A24 e A23 e dinamizador do movimento “Pela Criação da Universidade Pública de Viseu”. Coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro no distrito de Viseu e membro do Conselho Nacional e do Secretariado Nacional da FENPROF. É membro da Direcção da União dos Sindicatos de Viseu (CGTP). É membro da Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP.

Teresa Soares

Europa

Professora, 60 anos, é membro do Organismo de Direcção do PCP, na Alemanha. Exerceu actividade profissional no Ensino Secundário em Portugal e em diversas áreas consulares, na Suíça e na Alemanha.

Helena Cunha

Fora da Europa

Historiadora – Documentalista, 65 anos, exerce actividade profissional como documentalista da Ordem dos Advogados de Angola. É membro do PCP e da Associação 25 de Abril de Luanda, Angola.

UMA POLÍTICA PATRIÓTICA E DE ESQUERDA

Há uma política alternativa, patriótica e de esquerda, capaz de responder aos problemas do País e às aspirações dos trabalhadores e do povo

RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA

Renegociação da dívida nos seus montantes, juros e prazos;

PRODUÇÃO NACIONAL

Promoção e valorização da produção nacional e na criação de emprego;

CONTROLO DOS SECTORES ESTRATÉGICOS

Recuperação para o controlo público de sectores e empresas estratégicos, designadamente do sector financeiro;

AUMENTO DE SALÁRIO E PENSÕES

Valorização dos salários, pensões e rendimentos dos trabalhadores e do povo;

DEFESA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado, designadamente dos direitos à educação, à saúde, à protecção social e à cultura;

OUTRA POLÍTICA FISCAL

Política fiscal que desagrave a carga sobre os trabalhadores e as pmes e tribute fortemente os rendimentos e o património do grande capital, os seus lucros e a especulação financeira;

DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL

Rejeição da submissão às imposições do Euro e da União Europeia, recuperando para o País a sua soberania económica, orçamental e monetária.

«O PS e o PSD são como
o 6 e a meia-duzia»