Jerónimo de Sousa no Litoral Alentejano

Vencer em Grândola

Almoço convívio de candidatos e activistas da CDU, Grândola

Intervenção de Figueira Mendes, Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Grândola

Figueira Mendes

1° Candidato à Câmara Municipal

Almoço convívio de candidatos e activistas da CDU, Grândola

Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

A nove dias das eleições autárquicas, Jerónimo de Sousa esteve no Litoral Alentejano. A primeira paragem aconteceu em Grândola, onde o Secretário-Geral do PCP almoçou, no Jardim 1.º de Maio, com candidatos e activistas da CDU. Antes, teve lugar um desfile, da Sede da CDU até ao novo Centro de Trabalho do Partido. «Esta é a nossa nova casa», apresentou uma militante comunista, orgulhosa, satisfeita, com aquele momento.

Neste concelho, os cabeças de lista da Coligação à Câmara e Assembleia Municipal são, respectivamente, António Figueira Mendes e Rafael Rodrigues. Maria de Fátima Luzia (Grândola e Santa Margarida da Serra), Ricardo Costa (Carvalhal), Sandra Gonçalves (Melides), Manuel João Vaz (Azinheira dos Barros) encabeçam as listas da CDU para as freguesias e uniões de freguesia do concelho. Fernando Travassos é o mandatário da candidatura.

No final do almoço, que excedeu todas as expectativas, com mais de 250 pessoas, os candidatos juntaram-se a Jerónimo de Sousa, no período das intervenções políticas.

Neste concelho, a equipa da CDU para os órgãos autárquicos une a sabedoria e a experiência com a dinâmica e a criatividade dos mais jovens. Uma equipa que conhece a realidade do concelho, os seus problemas e as suas potencialidades, com ideias fortes, para fazer de Grândola um concelho a sério.

«O nosso grande objectivo é ter uma política transversal relativamente à cultura, ao turismo, aos jovens e ao ambiente. São questões que têm que estar na nossa governação autárquica. Não podemos tratar as coisas de forma isolada», afirmou António Figueira Mendes, frisando que nos próximos quatro anos, com a CDU, «não se vão entender mais redes de esgotos e arruamentos para construir novos loteamentos», que existem em abundância, antes «criar zonas de reabilitação urbana», de forma a possibilitar que os proprietários das casas do centro da vila de Grândola e de Melides «as possam reconstruir, alugar ou vender».

Na sua intervenção, o candidato falou ainda da «agricultura». «Esqueceram-se que a nossa base da economia continua a ser a agricultura. Ainda não tenho nenhuma “carta na manga”, mas garanto-vos que vamos ter que aproveitar todos os nossos recursos. Temos visto toneladas de fruta e legumes a estragarem-se, porque as pessoas não os podem comercializar, porque a lei não o permite. Depois encontramos pessoas com fome nas aldeias. Temos que encontrar maneira de matar a fome a essa gente, para que as pessoas escoem os seus produtos», destacou.

Quase a terminar, António Figueira Mendes deixou uma outra promessa: «Daqui a um mês os parquímetros serão retirados». «Nós temos que ter a maioria absoluta para não estarmos dependentes de ninguém. Vamos trabalhar muito, lutar até ao fim e só assim poderemos garantir a vitória», reforçou.

Força coerente

Por seu lado, Jerónimo de Sousa, referindo-se às críticas que vêem das candidaturas adversárias, afirmou: «Se o povo de Grândola decidir dar a vitória à CDU, o camarada Figueira Mendes – e eu assumo esta responsabilidade – exercerá o mandato até às próximas eleições». «Nesta batalha eleitoral, a única força coerente, unida, com um programa, é a CDU», salientou, dando conta das diferenças com as outras candidaturas: «Este é um projecto que alicerça os seus objectivos na defesa dos trabalhadores, nos interesses das populações».

O Secretário-Geral do PCP falou ainda das «piruetas» políticas que conduziram Paulo Portas a vice-primeiro ministro e comentou as recentes declarações do presidente do CDS, que, em Alvaiázere, afirmou: «Depois daquele resgate, a nossa economia bateu no fundo, (...) já saímos do fundo, estamos a começar a subir a escada».

«Sinais para aqui, sinais para acolá. Mas os trabalhadores, os reformados e pensionistas, os pequenos e médios empresários, estão a ver algum sinal que o Paulo Portas anunciou? Os sinais que existem é que vêm ai mais cortes nas pensões e nas reformas, são de ameaça aos salários e aos direitos dos trabalhadores, é de mais cortes na saúde, na educação e na protecção social», acusou Jerónimo de Sousa, frisando: «É possível travar este caminho para o desastre, retomar os caminhos de Abril, com uma política patriótica e de esquerda que renegocie esta dívida infernal, com que estamos sufocados e armadilhados».

No dia 27 de Setembro, o espaço que acolheu o Secretário-Geral do PCP recebe uma outra grande iniciativa da CDU. A música estará a cargo dos Diabo na Cruz, que trazem pela primeira vez à Vila Morena o seu rock popular. Motivos não vão faltar para ser uma grande festa.