Desfile de confiança num novo rumo para o concelho

Ganhar em Cuba

João Português

1° Candidato à Câmara Municipal

Em Cuba, depois de um gigantesco almoço na cidade de Beja, teve lugar um desfile pelas ruas da Vila, que terminou no Centro Cultural. Pelo caminho, acompanhados por Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, João Português (41 anos, empresário) e João Palma (34 anos, engenheiro civil), respectivamente, cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal, ouviram palavras de confiança, que perspectivam, também aqui neste concelho, um grande resultado eleitoral para a CDU, que passará, naturalmente, por ganhar em todos os órgãos autárquicos, ou seja, à Câmara e Assembleia Municipal de Cuba, assim como em todas as freguesias. «Viva a CDU», gritaram as centenas de pessoas, de todas as idades, que empunhavam as cores da CDU e que fizeram arrepiar, mesmo os menos sensíveis, os que ali se encontravam.

Esta candidatura é a continuidade de um projecto que já mereceu o apoio de 46,17 por cento da população do município, mas que por união dos partidos da política de direita não conseguiu chegar à liderança da autarquia. Na sua intervenção, João Português afirmou ser urgente uma mudança de política no concelho, sendo uma prioridade a criação de emprego, bem como a dinamização dos equipamentos existentes e o melhoramento das acessibilidades e das vias rodoviárias.

«O concelho de Cuba precisa de uma mudança. Outros mudam os nomes e mudam os rostos, mas a política é a mesma. A mudança que se exige é com a CDU. Por isso, no dia 29 de Setembro, é preciso confiar na CDU e na sua equipa, sem estereótipos, sem preconceitos e sem problemas. É preciso confiar em quem tem vontade de trabalhar pela sua terra e pelas suas gentes», disse João Português.

Jerónimo de Sousa salientou, por seu lado, que as eleições autárquicas têm a ver com as autarquias locais, mas também com a situação nacional. «Quem foi a força que, sem estar em eleições, lutou com as populações, com os trabalhadores, nas horas mais difíceis? Houve, de facto, uma força, o PCP e a CDU, que sempre esteve do lado certo, do lado das populações, do lado dos trabalhadores, do lado dos que menos têm e menos podem, numa perspectiva de defender e procurar uma vida melhor para quem trabalha, para quem vive da sua pensão ou reforma, para quem vive do seu pequeno negócio», referiu o Secretário-Geral do PCP.

Ao palco juntaram-se ainda, para além dos candidatos às freguesias do concelho e à Câmara Municipal, André Vargas e Conceição Veiga, mandatários para a juventude e do concelho da CDU.

Maria José Borralho e Miguel Madeira, da Direcção da Organização Regional do PCP, e Dias Coelho, da Comissão Política do Comité Central do PCP, bem como João Ramos, deputado à Assembleia da República, juntaram-se aos restantes.