Solidariedade de classe

Encontro com os Trabalhadores dos ENVC

Artigos Relacionados

Encontro com os Trabalhadores dos ENVC, Viana do Castelo

Intervenção de Ilda Figueiredo, Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Ilda Figueiredo

1ª Candidata à Câmara Municipal

Encontro com os Trabalhadores dos ENVC, Viana do Castelo

Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

A empresa ainda tem condições para laborar, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo são viáveis porque existem encomendas, referiu Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Viana de Castelo, num encontro à porta da empresa no qual participaram centenas de trabalhadores.

Lembrando que para o próximo dia 4 de Outubro está agendado um protesto pela cidade, Ilda Figueiredo apelou à continuação da luta em defesa de uma unidade cuja importância ultrapassa a cidade, a região e mesmo o País, qualificando, por isso, de crime o seu encerramento.

No dia em que terminou o prazo para a entrega de candidaturas à sub-concessão dos terrenos dos ENVC, Jerónimo de Sousa esteve presente no contacto com os trabalhadores deixando-lhes «a solidariedade de classe de quem esteve sempre convosco, nas horas boas e nas horas más, nas ruas de Viana do Castelo ou de Lisboa, e na Assembleia da República.

E aqui estamos de novo, expressou ainda, valorizando o vosso exemplo de luta. Quando tudo parecia perdido, vocês impediram o encerramento dos ENVC que os sucessivos governos têm tentando impor.

Não há qualquer justificação económica ou política para encerrar os Estaleiros, acrescentou o Secretário-Geral do PCP, para quem a unidade de construção naval demonstra que é possível pôr Portugal a produzir e criar emprego.

Os trabalhadores dos ENVC podem assumir-se como patriotas, pois não defendem apenas o seu emprego e direitos, mas o País, aduziu Jerónimo de Sousa, antes de deixar um apelo ao voto na CDU, que é o voto na força que dá mais força à luta, e garantir que, independentemente do resultado das eleições do próximo dia 29, aqui continuaremos ao vosso lado.

Jerónimo de Sousa participou, ainda, num desfile pelo centro de Viana do Castelo com a cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal, Ilda Figueiredo. Acompanhados por cerca de uma centena de activistas e candidatos do PCP-PEV às autarquias do concelho, contactaram transeuntes e comerciantes, receberam sinceras expressões de simpatia, tendo-se consolidado, pelas conversas mantidas, os receios da Coligação quando afirma que o encerramento dos Estaleiros Navais poderá ser a machadada final na dinâmica económica e social local, já que aquela unidade produtiva determina «o pulsar da vida» na cidade.