CDU quer acabar com a ineficácia

Arruada pelas ruas de Santarém

Lanche convívio da CDU, Santarém

Intervenção de Francisco Madeira Lopes, Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Santarém

Francisco Madeira Lopes

1° Candidato à Câmara Municipal

Lanche convívio da CDU, Santarém

Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

Depois do almoço no Couço, Jerónimo de Sousa continuou o périplo pelo distrito, tendo participado numa arruada em Santarém. O ponto de encontro foi junto ao W Shopping, onde centenas de pessoas, empunhando as cores da «esperança», esperavam o Secretário-Geral do PCP. A iniciativa, para além dos candidatos aos vários órgãos autárquicos do concelho, contou com a presença de Francisco Madeira Lopes e José Luís Cabrita, cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Santarém.

Pelas ruas do centro histórico da cidade, a comitiva assistiu a um desalento total, com o comércio, na sua maioria, fechado ou sem «clientes». «Precisamos de mais pessoas na política como o senhor», afirmou uma santarena ao Secretário-Geral do PCP, que a todos desejou «sorte» e dirigiu uma palavra de «confiança», de que é preciso e possível mudar de rumo, dando força à CDU.

Depois da arruada, seguiu-se um lanche-convívio no Centro Cultural e Recreativo de Fontaínhas e Graínho. Nele participaram cerca de uma centena de pessoas, que ouviram as palavras de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, e do candidato à Câmara Municipal de Santarém, Francisco Madeira Lopes, que salientou a necessidade de lutar, através do voto, já no dia 29 de Setembro, contra a alternância do PS e do PSD, que têm estado à frente dos destinos da autarquia.

Na sua intervenção, Francisco Madeira Lopes afirmou que é preciso dizer «basta» à má gestão que se instalou no concelho de Santarém, agora do PSD, antes do PS, que têm desperdiçado, com as suas opções políticas, as possibilidades de desenvolvimento com sustentabilidade ambiental, económica e social. As críticas aos partidos da política de direita estenderam-se ainda às dívidas da Câmara Municipal, que hipotecam o futuro das próximas gerações. «É fundamental dizer basta» e «oferecer uma alternativa», que passa pela CDU, salientou o candidato, frisando: «Nós somos diferentes e queremos fazer a diferença no concelho de Santarém».

A lista, para a autarquia, prossegue com Jacinto Fernandes, Clara Pisco, Jorge Luís Oliveira, Dora Baptista, Mário Colaço, Maria Aranha, José Paolo Cruz e Teresa Silva. Para a Assembleia Municipal, encabeça a lista da CDU José Luís Cabrita.

Jerónimo de Sousa, por seu lado, falou da necessidade de a CDU «crescer», com «mais votos» e «mais mandatos». «Estamos num concelho onde perdemos o nosso vereador, há quatro anos. Agora, aquilo que se sente e que se ouve, é muitos escalabitanos a dizer que a CDU fez falta», sublinhou, considerando que está perfeitamente ao alcance da Coligação Democrática Unitária, entre o PCP e o PEV, com muitos independentes, «eleger mais candidatos nas freguesias, mas também na Câmara Municipal».

Vidas desfeitas

Aos jornalistas, Jerónimo de Sousa comentou as palavras de Passos Coelho, em Alcobaça, que disse que o País começava a «dar a volta». «Dar a volta aos mais de um milhão e 500 mil desempregados, que hoje vêem a sua vida totalmente desfeita? Qual é essa volta que está na cabeça de Passos Coelho?», interrogou, lembrando que em alturas de eleições «fica sempre bem falar em crescimento e desenvolvimento económico». «Aos anos que andamos a ouvir falar nisso. No entanto, ainda há uma semana, o primeiro-ministro ameaçou que a única saída seria um segundo resgate. Acho que essa possibilidade é mais próxima que o crescimento e o desenvolvimento», acrescentou, frisando: «Não há nenhum sinal enquanto se mantiver esta política».