Intervenção de Nuno Libório, Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Vila Franca de Xira

É tempo de mudar

Artigos Relacionados

Nuno Libório

1° Candidato à Câmara Municipal

Grandes acções em Azambuja e V. Franca de Xira

Razões para acreditar e confiar

Amigas, amigos, queridos camaradas

Saudamos a vossa presença nesta iniciativa de abertura da campanha eleitoral da CDU, no Concelho de Vila Franca de Xira.

Saudamos as forças integrantes da CDU: o PCP e os seus militantes, os membros e activistas do Partido Ecologista Os Verdes e da Intervenção Democrática e os numerosos independentes que integram e dão corpo a este protejo de trabalho, de honestidade e de competência.

Saudamos também a presença do secretário-geral do Partido Comunista Português, o camarada Jerónimo de Sousa.

Camaradas, amigas, amigos,

Nunca umas eleições locais estiveram tão ligadas à situação geral do País, com destaque para a grave situação social e económica das famílias, provocada pela destruição do emprego e ataque aos direitos de quem trabalhou e trabalha.

A verdade é esta. O roubo nos salários e nas pensões, os ataques aos direitos sociais, a privatização da água, dos correios, dos transportes, a promoção das parcerias público-privadas na área da saúde como sucede em Vila Franca de Xira, o ataque aos serviços públicos, a extinção das freguesias são da responsabilidade do actual governo PSD, CDS mas também do PS e dos seus governos anteriores.

PSD, CDS e PS são tudo farinha do mesmo saco, ou não fossem eles os que subscreveram o Pacto de Agressão com a troica estrangeira.
Olhando agora para o concelho, a situação não é diferente.

Aliás, é preciso lembrar que, no concelho de Vila Franca de Xira, há 16 anos que PS, PSD e CDS, promovem políticas de destruição do emprego e precariedade:

- Em apenas 3 anos (2007-2010) foram destruídos cerca de 4600 empregos!

Outrora um concelho industrializado, com horizontes e políticas sustentadas, galardoado com prémios nacionais,Vila Franca de Xira tornou-se refém dos grandes interesses imobiliários e especulativos.

Apoiaram-se e pagam-se vários milhões de euros em parcerias público-privadas como são os casos do hospital privado dos Melos, da Plataforma Logística da Castanheira, das urbanizações na zona ribeirinha da Póvoa de Santa Iria ou, mais recentemente, com a nova biblioteca de Vila Franca com um custo de mais de 5 milhões de euros, numa clara cedência ao interesse dos grupos privados.

Camaradas,

Estes vários milhões de euros faziam e fazem falta, são recursos que retiraram à população do concelho de Vila Franca de Xira.

Perdemos vida cultural e desportiva. Retiraram apoios ao associativismo. Passámos para uma gestão prepotente e do tipo do quero posso e mando.

Perdemos uma autarquia que defendia os direitos dos seus trabalhadores e que estava sempre ao lado das justas lutas das populações. Esta é a herança de 16 anos de PS, PSD e CDS.

Camaradas,

Só a CDU está em condições de garantir a devolução da autarquia à população.

Não só pelo que sentimos, na rua, como pelas inúmeras e constantes manifestações de apoio à CDU podemos afirmar, com toda a confiança, de que estamos em condições de vencer estas eleições e preparados para assumir a presidência do Município de Vila Franca de Xira.

A CDU retomará a defesa do Poder Local, uma das mais bonitas conquistas do 25 de Abril.

Aplicaremos novas políticas de ordenamento do território, transportes e ambiente, retomando o projecto de desenvolvimento sustentado para a promoção das nossas potencialidades enquanto concelho ribeirinho e de forte tradição industrial.

Apoiaremos a criatividade cultural, a actividade desportiva e defenderemos os serviços públicos, de forma a que o concelho seja elevado para o patamar de qualidade de vida que as populações merecem.

Com a CDU a escola pública será efectivamente defendida.

E, entre o muito que há para fazer, tudo faremos para combater o problema do desemprego e precariedade que se abate sobre muitas famílias deste concelho. Ou seja, a Câmara será um motor de desenvolvimento, pelo emprego e pelo respeito por quem trabalha.

Retomaremos a gestão participada para o Município, ouvindo, envolvendo e dando voz às lutas das populações e dos trabalhadores e transmitindo o sentimento de que poderão voltar a confiar nas suas autarquias e na sua Câmara Municipal.

O poeta comunista Ary dos Santos escreveu:

“ (…) Isto vai meus amigos isto vai
um passo atrás são sempre dois em frente
e um povo verdadeiro não se trai
não quer gente mais gente que outra gente (…)
Depois da tempestade há a bonança
que é verde como a cor que tem a esperança
quando a água de Abril sobre nós cai.
O que é preciso é termos confiança
se fizermos de maio a nossa lança
isto vai meus amigos isto vai.”

Muita confiança camaradas e amigos!

É tempo de mudar!

Confiança na CDU!

Viva o Concelho de Vila Franca de Xira! Viva a CDU!