Ir para o topo
Parido Comunista Português

Sessão “Vencer Discriminações - Avançar no Ensino de Abril” Conversa sobre a integração de estudantes dos PALOPs.

Esta sessão, que aconteceu na Associação Cabo-verdiana em LIsboa, contou com a presença  de
Inês Jorge - dirigente associativa da AEFCSH
Andre Marques - da Comissão Politica da JCP
Rafael PLowden - candidato
João Ferreira - membro da CP
João Oliveira - 1o candidato ao PE
Desde a dimensão burocrática dos processos de regularização na chegada ao País aos custos de frequência, à ausência de aulas de português acessíveis, são muitos os problemas que os estudantes dos PALOP assinalam.
Persistem dificuldades burocráticas para a obtenção de visto, que atrasam a chegada dos alunos durante meses ou até um ano lectivo inteiro. Persistem também dificuldades financeiras, com o elevado valor das propinas e a insuficiente acção social escolar. Muitos estudantes acabam por acumular estudo e trabalho, muitas vezes em actividades sem horário fixo e que não lhes permitem exercer os direitos de trabalhador-estudante. Somam-se as dificuldades da falta de alojamento estudantil e de acesso aos serviços públicos, nomeadamente, ao Serviço Nacional de Saúde. A todos dizemos que podem contar com a CDU na luta pelo direito à educação a que todos têm direito, no combate às discriminações, ao racismo e à xenofobia e na luta pela igualdade. Contem com a CDU, para o que der e vier!

Partilha