(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-16718977-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Legislativas 2024

CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV | Eleições Legislativas 2024

Segue-nos

Ir para o topo

Encontro com o Conselho Nacional da Juventude

Encontro com o Conselho Nacional da Juventude

O PCP realizou hoje um encontro com o Conselho Nacional da Juventude, com a realização de uma entrevista ao Secretário-geral do PCP, em que se abordaram questões centrais que preocupam a Juventude actualmente, como os salários, a habitação, a coesão territorial, entre outros.

Entre eles a precariedade, problema com que a maioria dos jovens se deparam, e que exige um aumento geral dos salários em 15% com um aumento no mínimo de 150€, garantido que ninguém tem um salário inferior a 1000€ em 2024. Problema que exige também a garantia de contratos efetivos de trabalho para todos os empregos permanentes, a reversão da caducidade da contratação coletiva e a garantia de horários que permitam aos jovens viver com dignidade e estabilidade no nosso país.

Foram ainda abordadas as questões da habitação, designadamente com a reivindicação do fim da lei dos despejos que coloca os jovens a mercê dos grandes fundos imobiliários e com a fixação de tetos para as rendas.

No que toca à educação frisou-se a necessidade não encarar a educação como um custo mas como um investimento na formação dos jovens em Portugal, começando por garantir o acesso gratuito a todos os graus de ensino. A nível dos métodos de ensino um ensino de qualidade requer uma participação mais ampla da Juventude em todas as esferas do ensino de modo a garantir educação de qualidade e que encara o ensino como componente central da formação integral do indivíduo.

O mesmo no que toca à participação juvenil, que exige o respeito pelos direitos democráticos dos estudantes, designadamente com o cumprimento do direito à constituição de Associações de Estudantes, garantindo a sua autonomia.

Ficou ainda claro que a CDU é a força que luta ela paz, que combate a guerra que tanto prejudica os povos e a juventude de todo o mundo.

 

Partilha