Defender a escola pública, combater a municipalização

A CDU promoveu hoje uma tribuna pública intitulada “Defender a escola pública, combater a municipalização”, em frente à Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Com intervenções de professores, estudantes, auxiliares de acção educativa e autarcas, foi Ana Mesquita, deputada e 2.ª candidata da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, quem fechou a iniciativa, reafirmando a defesa da universalidade do direito à educação, universalidade no acesso à educação e à Escola Pública, e universalidade nas condições que garantam e promovam o sucesso educativo e que, com a conclusão do processo de municipalização passariam a estar pulverizados pelos municípios - assumidos como entidades que, podendo não ter a capacidade ou recursos para desenvolver as atribuições e competências propostos, poderão ter parcerias, ou seja, poderão ser um instrumento de privatização de funções sociais do Estado e Serviços Públicos - sem se garantir uma política nacional de educação e ensino.