Felgueiras

Manuel Freitas
64 anos. Operário têxtil
Coordenador da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal.
Membro da Federação Sindical Europeia dos Trabalhadores da Indústria.
Membro do PCP.
“(…) Do ponto de vista demográfico o futuro de Felgueiras está condicionado por duas variáveis com elevado impacto económico e social; cresce a população idosa ao mesmo tempo que registamos uma perda crescente da população jovem entre 1991 e 2011. À redução das taxas da natalidade não são alheias as políticas de precariedade laboral e de empobrecimento das famílias.
Ao nível do ambiente; o abastecimento de água, a drenagem de águas residuais, as estações de tratamento de águas e o saneamento básico, o concelho de Felgueiras continua com níveis de cobertura das populações inferiores à região norte, o que denota uma manifesta insuficiência de intervenção dos sucessivos mandatos.
(…) Um outro indicador económico que é importante analisar. Segundo o EUROSTAT em 2009 o PIB per capita da região do Tâmega NUT III, onde se insere o concelho de Felgueiras, era apenas de 55,1 por cento da média nacional. Estes dados colocam esta região como a segunda mais pobre do país, mais pobre só a Serra da Estrela. Apenas como referência para avaliação, a região norte em 2009 atingiu 79,7 por cento da média nacional.
Para a candidatura da CDU, muito há a inovar, qualificar, diversificar e desenvolver no concelho de Felgueiras com vista a garantir o seu desenvolvimento e crescimento sustentável, e um padrão de qualidade de vida mais elevado para os seus habitantes.(...)”
Felgueiras, 5 de Julho
Mandatos em Assembleias de Freguesia: 2 | Assembleias de Freguesia de Maioria CDU: Ver mais

António Peixoto
56 anos. Marceneiro restaurador
Membro da Comissão Concelhia de Felgueiras do PCP.
“(…) A candidatura que encabeço é um projecto que pretende uma mudança de políticas e que se compromete a ouvir as populações de Felgueiras.
Pretendemos trabalhar com o povo de Felgueiras, estaremos sempre do seu lado, ouvindo os seus justos anseios e necessidades, dando-lhes a voz de que tanto precisam.
Estamos empenhados em eleger pelo menos um eleito para a Assembleia Municipal, esse órgão que tanta importância tem, particularmente em tempos de crise como este.
Hoje, mais do que nunca, é preciso lutar contra a política de direita e as suas consequências.
Temos de lutar para defender a democracia de proximidade e garantir uma maior participação popular na decisão do destino do nosso concelho, algo particularmente importante tendo em conta a extinção de freguesias, contra a qual sempre nos batemos e contra a qual continuaremos a ser ferozes opositores.
Para o município de Felgueiras, para as freguesias que foram extintas, para as populações da nossa terra é importante que haja na Assembleia Municipal uma voz que represente este sentimento de quem não se resigna e não desiste perante o actual rumo de desastre que nos querem impor. (...)”