Élia Mira | EDUCAÇÃO – CONSTRUIR EM ÉVORA A MUDANÇA NECESSÁRIA

Élia Mira
O mês de Setembro é, tradicionalmente, animado pelo regresso à escola de milhares de alunos portugueses. Este ano, com as eleições autárquicas à porta, é tempo de cada força partidária esclarecer o eleitorado sobre os eixos fundamentais em que assentará a sua governação no domínio da educação.
A CDU, no seu programa de governo municipal, assume, de forma clara, a educação como um meio estratégico para o combate à desigualdade e para a formação de valores culturais, sociais e cívicos essenciais. Para alcançar tal desiderato é fundamental uma escola pública de qualidade que valorize os professores, os técnicos e os auxiliares de acção de educativa e que seja verdadeiramente inclusiva. É indispensável que a escola fomente a participação dos pais, em particular, e de toda a comunidade educativa, em geral, na definição dos projectos estruturantes, seja no contexto dos estabelecimentos de ensino, seja ao nível municipal. A CDU propõe um modelo de governação em articulação com as escolas do concelho, onde os intervenientes sejam encarados como parceiros nos processos de tomada de decisão e não apenas como meros executores de planos gizados à margem das escolas.

A progressiva municipalização da educação, pautada pela insuficiente transferência de verbas por parte do governo central, e o encerramento de escolas nas freguesias rurais, pelo impacto que exerce na desertificação dos meios rurais, são motivos de preocupação acrescida para quem defende a escola pública de qualidade e a educação universal e gratuita, o que significa, também, assegurar o apoio social a um crescente número de alunos do nosso concelho cujas famílias atravessam graves dificuldades financeiras.
Com a CDU o município passará a dispor de um Programa Integrado de Apoio Social que incluirá crianças, jovens e idosos, instituições e famílias e que assentará nos princípios da universalidade dos apoios, da sustentabilidade das acções e do respeito pela dignidade humana.
Élia Mira | Professora
Filed under: CDU Évora Tagged: Élia Mira, EDUCAÇÃO – CONSTRUIR EM ÉVORA A MUDANÇA NECESSÁRIA