Alexandre Varela | Desigualdades Sociais e (sub)desenvolvimento

Alexandre Varela
As desigualdades sociais são um travão ao desenvolvimento social e económico. Dentro da UE, ao pódio do 3º país com os mais altos níveis de desigualdade, Portugal junta a medalha do 3º país com o mais fraco Índice de Desenvolvimento Humano. Évora não é excepção e se é verdade que as galopantes taxas de desemprego são decisivas, também é verdade que estão longe de explicar tudo.
Em Évora, paralelamente ao envelhecimento populacional e aos problemas associados, constata-se que 1 em 4 idosos está em situação ou risco de pobreza. Destes, apenas 8% beneficia do Complemento Solidário para Idosos e 14% beneficia do Cartão Social do Munícipe. No mesmo sentido, a situação das famílias é cada vez mais difícil, com reflexos na saúde e bem-estar das crianças e jovens, num cenário de degradação ou insuficiência habitacional, precariedade laboral, desemprego, fragilidade do tecido empresarial e salários abaixo da média nacional.
É evidente que estes e outros problemas são nacionais mas têm expressão local. Contra o marasmo instalado, a gestão CDU não pode deixar de lutar ao lado da população, consciente de que essa atitude representa um importante passo para a qualidade de vida, para o desenvolvimento económico e para a própria democracia.
Por isso, o programa eleitoral da CDU elege como prioridade social o combate das desigualdades e o reforço das respostas sociais apostando seriamente no trabalho em rede com os agentes sociais. Compromete-se na concretização de um programa integrado que apoie as populações através de acções concretas e objectivos bem definidos. Incluindo no estímulo à reposição dos postos de trabalho perdidos e na dignificação das condições de vida dos mais velhos, assumindo ainda o compromisso de lutar para que as nossas crianças cresçam felizes e possam encarar o futuro com o optimismo que os eborenses merecem.
Filed under: CDU Évora Tagged: Alexandre Varela