«Os Jovens em Évora: vivências actuais e o futuro»

A CDU convida todos os jovens e associações a participarem na sessão «Os Jovens em Évora: vivências actuais e o futuro» a ter lugar no próximo dia 12 de Setembro pelas 21h00 na sede de campanha (Praça do Giraldo) 
Nos seus fundamentos, a democracia representativa não pode dispensar a existência de uma cultura política de participação, que leve os cidadãos a exercer os seus direitos políticos com vista a verem-se representados nas instituições democráticas. Incluindo nos órgãos autárquicos, a votos no próximo dia 29 de Setembro.

 Mas o equilíbrio desta equação entre representantes e representados é ameaçado pela desmobilização dos cidadãos, fortemente expressa pelo fenómeno da abstenção eleitoral. E se é verdade que este fenómeno tem aumentado assustadoramente nas últimas décadas, é unanimemente reconhecido ser entre os jovens que atinge níveis particularmente elevados, conforme o demonstram diversos estudos científicos.
A questão fundamental que a CDU e todas as outras forças políticas têm que colocar em defesa da democracia e da sua sustentabilidade futura – que, tal como temos vindo a assistir, não é um dado adquirido – é a seguinte: como envolver os jovens na defesa dos seus direitos e na decisão sobre as suas vidas presentes e futuras?
Para além deste aspecto relacionado com o funcionamento da democracia, há outro que diz respeito à vitalidade do funcionamento da sociedade. Como é que é possível revigorar e estimular uma sociedade num cenário de amargas e profundas transformações cujos impactos são demolidores para os projectos de vida dos jovens, entretanto transformados em autênticos labirintos de vida?
Podemos começar por reflectir sobre as crescentes exigências com as qualificações escolares, sem que seja garantida uma integração séria no mercado de trabalho, resultando no retardamento da entrada na vida activa. A este retardamento acrescenta-se a humilhante precariedade laboral alimentada por um mundo de gestores, administradores e dirigentes que há muito optaram por deixar de perceber a relação entre produtividade e motivação, reduzindo todas as dimensões da vida humana à vaca sagrada do lucro sem retorno social. Paralelamente à contracção do mercado de trabalho imposta como forma de salvar o sector financeiro, assistimos às impiedosas taxas de desemprego jovem e à omnipresente incerteza em que se transformaram os projectos de vida de cada um. Mas os governantes pedem-lhes filhos, pedem-lhes que estudem, pedem que trabalhem e que emigrem, que produzam a troco de côdeas de pão e que, com o habitual cinismo, não se percam nas sombras da noite.
Onde são afinal respeitados e garantidos os direitos fundamentais dos jovens? O que é que tem sido feito para contrariar esta sangria?
Estas condições gerais de partida levam-nos a pensar especificamente nos jovens de Évora e nas suas vivências quotidianas, nas suas perspectivas de futuro, sonhos e realizações. Quais são? O que esperam eles do futuro e de uma câmara municipal que, não tendo uma varinha de condão, tem a obrigação de os escutar e de encontrar estratégias conjuntas para apaziguar os seus receios, para acarinhar os seus projectos e criar condições para os concretizar?
É neste cenário que a CDU tem procurado escutar os anseios da população, ajudando-a a projectar um futuro mais sorridente, digno e concordante com o legado histórico, arquitectónico e cultural que justificou a classificação de Património da Humanidade. E, sendo os jovens parte integrante do projecto político da CDU para este concelho, seria impensável não os estimular a participar e exercer os seus direitos políticos, com a realização de fóruns abertos e livres de debate sobre o que significa hoje ser jovem em Évora. Independentemente das opções políticas de cada um pois se esta cidade é o que é, deve-o a todos os povos e culturas que por aqui andaram.
Assim, a CDU convida todos os jovens a participarem na sessão «Os Jovens em Évora: vivências actuais e o futuro» a ter lugar no próximo dia 12 de Setembro pelas 21h00 na sede de campanha (Praça do Giraldo), onde quem fala são vocês.

Filed under: CDU Évora Tagged: «Os Jovens em Évora: vivências actuais e o futuro»