Sobre os resultados das eleições autárquicas
Jerónimo de Sousa em Nisa
Um concelho com provas dadas
01 de Outubro de 2009

Ver galeria

Depois de uma arruada em Ponte de Sor, durante a manhã, a caravana da CDU rumou a Norte, mais propriamente ao concelho de Nisa, autarquia gerida pela Coligação com provas dadas de trabalho, honestidade e competência.

Na primeira iniciativa no concelho, Jerónimo de Sousa, acompanhado pela presidente da Câmara Municipal e candidata a um novo mandato, Gabriela Tsukamoto, visitou o Complexo Termal da Fadagosa de Nisa, inaugurado no passado dia 1 de Agosto.

Fruto da persistência do município de Nisa, a unidade refundou as antigas termas ali existentes. No seu lugar cresceu um moderno edifício dotado de equipamentos e pessoal especializado, aberto a todos independentemente da sua condição económica, destacou-se numa sessão pública que decorreu nas instalações do Complexo Termal.

Nelas, para além dos serviços termais, os utentes têm acesso a tratamento de reabilitação - em regime ambulatório ou de internamento -, medicina interna, cessação tabágica, ortopedia ou SPA, explicaram os responsáveis clínicos e técnicos daquela unidade.

Sem sombra de dúvida, um exemplo a seguir, para mais quando, por todo o País, com especial gravidade do interior, se encerram unidades de saúde e se nega aos utentes a disponibilidade de muitas valências médicas essências ao bem-estar e à qualidade de vida.

De notar, ainda, o facto desta unidade de saúde ser um importante pólo de emprego na região, totalizando, entre técnicos e profissionais de saúde, 56 pessoas. Acresce que na base da construção do Complexo Termal estiveram preocupações ambientais. O aproveitamento da energia solar e das águas é uma das suas particularidades, lembraram.

Não estamos condenados ao declínio

Intervindo na sessão que antecedeu a visita ao Complexo Termal, Gabriela Tsukamoto sublinhou que este foi um projecto para o qual foi preciso a conjugação de muitos esforços, incluindo os dos profissionais envolvidos e restantes trabalhadores da autarquia. «Por isso a conclusão desta obra é simultaneamente emocionante e um estímulo para continuar», referiu a primeira candidata da CDU à Câmara Municipal de Nisa.

Para o secretário-geral do PCP «a gestão CDU provou, com esta obra, que é possível contrariar o isolamento, as assimetrias regionais e a desertificação, e apostar num caminho de progresso». «O poder local constitui, nesse sentido, um elemento incontornável no desenvolvimento, carecendo, para isso, de investimento público de proximidade», essencial, concluiu, para sairmos da crise.

Calorosa recepção

Já no centro da vila, Jerónimo de Sousa, Gabriela Tsukamoto e os candidatos e apoiantes da CDU deram corpo à campanha de contacto directo com a população, junto ao Cine-Teatro local, ou na Loja do Munícipe. Depois, em arruada até ao largo onde fica a sede de campanha da CDU, receberam mais palavras de confiança. E foi ali, junto à Porta da Vila, que proferiram algumas palavras aos presentes.

Na ocasião, Jerónimo de Sousa voltou a destacar a obra realizada, amplamente reconhecida pela população. Apesar disso, destacou, «não há vitórias antecipadas, e, assim, é preciso até ao fim da campanha manter a mobilização», para que, no dia 11, «o povo de Nisa votar em quem tem provas dadas» e não «votar no escuro».

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
apoiantes_modulo.jpg
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes
AutárquicasNoticiasTemasCandidatosVídeosApoiantesCampanhaMarchaOpiniãoreportagem