Uma Campanha - Duas batalhas

Regina Marques
 

Regina Marques

A proximidade entre os dois actos eleitorais, para a Assembleia da República e Autarquias, é um dos traços marcantes do actual panorama eleitoral que podemos potenciar. Pude comprovar no terreno, neste fim-de-semana, a justeza da orientação da CDU. Estamos todos e todas numa campanha com duas batalhas, onde as sinergias de uma campanha mobilizam e interagem para o bom resultado em ambos os actos eleitorais. Com o envolvimento e participação de centenas de candidatos e candidatas aos órgãos autárquicos, desde já para o êxito a 27 de Setembro, ganha o poder local a 11 de Outubro. Ganha a CDU.

Na apresentação dos candidatos da CDU às freguesias de S.Domingos e Vale da Amoreira no Distrito de Setúbal, foi um gosto ver como se tirou partido do conhecimento da realidade local e concelhia e do projecto colectivo da CDU, da concretização de uma obra que as populações reconhecem, para se projectar um futuro para o país, um futuro que, assente nos mesmos princípios, permita fazer a ruptura com as políticas de direita para que as populações possam viver melhor.

Foi um gosto ver a alegria e satisfação dos actuais eleitos das autarquias pela obra realizada num presta-contas ao ar livre, franco e aberto que, em consonância com o presta-contas dos deputados da CDU na Assembleia da República, no mesmo espaço, mostrou a ligação efectiva dos deputados com os autarcas e com populações, num projecto político que se reafirma global mas enraizado nas formas de convivência social e de trabalho em cada localidade, em cada região.  

Foi um gosto ver a sintonia existente entre os candidatos e os anseios locais, com a necessidade de, no plano nacional, se dar força à CDU, defendendo políticas que valorizem os trabalhadores, os pequenos e médios comerciantes e industriais; políticas de esquerda que valorizem o tecido produtivo nacional - da industria à agricultura -  e aproveitem e optimizem a produção nacional e os recursos naturais e humanos; políticas de esquerda para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos; políticas para a igualdade entre mulheres e homens (Pese embora a propaganda do Governo PS, as remunerações médias das mulheres são inferiores em 25% ás dos homens); políticas que ponham fim às discriminações e acentuadas desigualdades sociais e regionais.

Foi um gosto ver a composição das listas. Mulheres e homens de todas as idades ligando experiências diversificadas e complementares. Muitos jovens. Gente activa e interveniente nos clubes e grupos culturais, nos sindicatos e nos partidos que compõem a CDU.  Gente entusiasta e determinada.

A justeza do slogan é evidente. Para fazer mais no poder local não é indiferente o resultado das legislativas. Pelo ânimo que contamina mas também porque mais deputados da CDU na Assembleia serão sempre influentes porta-vozes do poder local democrático, sérios defensores da sua autonomia e do seu justo financiamento. Mais deputados da CDU estarão sempre do lado de quem trabalha e de políticas públicas de qualidade.  

Das palavras, dos sorrisos, da presença dos candidatos e candidatas e das trocas afectuosas com as populações sentimos a predisposição e a confiança de que vamos mesmo trabalhar para vencer.