Intervenção de Joaquim Santos, candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal do Seixal

«O Seixal é hoje um dos municípios com maior atractividade e qualidade de vida»

Apresentação da Candidatura da CDU à Presidência da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia do Seixal

Ver Galeria
Ver Vídeo

Camaradas e amigos, boa tarde a todos com uma saudação muito especial para o nosso camarada Jerónimo de Sousa

Apresentamos hoje os primeiros candidatos da Coligação Democrática Unitária, às eleições autárquicas para o mandato 2021-2025. Somos os primeiros de uma vasta equipa de homens, mulheres e jovens, militantes do PCP, do PEV e outros independentes, que vão abraçar a causa pública, dar uma parte das suas vidas para o reforço da democracia local, para mais um capítulo da história de sucesso do Poder Local Democrático de Abril, ao concorrer às eleições aos órgãos autárquicos do Concelho do Seixal, Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.

Somos portadores de um legado único no panorama autárquico nacional, que é o projecto da CDU para as autarquias locais, comprometidos com a insígnia trabalho, honestidade e competência, ao serviço das populações e dos seus interesses, num projecto colectivo que se diferencia pela sua originalidade, capacidade executiva e defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e das populações. 

O Concelho do Seixal, na sua história de 185 anos que comemoramos este ano em Novembro, fica indelevelmente marcado pelo projecto autárquico da CDU, que neste últimos 47 anos do 25 de Abril, transformou este concelho, tornando-o num Concelho de referência a nível nacional.

 O Concelho do Seixal, é hoje um dos Municípios com maior atractividade e qualidade de vida, um território de liberdade, inovação e progresso, graças ao projecto da CDU. Somos um concelho que se distingue pela criatividade das suas populações, pelo altruísmo de milhares de dirigentes associativos e de instituições, pela têmpera de uma população que nunca desiste de lutar pelos seus direitos, ou pela multiculturalidade de mais de 100 nacionalidades dos seus residentes. 

Estamos a realizar esta iniciativa junto á nossa Baía, que é a verdadeira praça do Município e local central na história e vida do Concelho. Nos descobrimentos, fomos porto de abrigo para as naus e caravelas que descobriram o mundo. Nestes 47 anos de Abril, somos porto de abrigo para milhares de pessoas que vindo de todos os cantos do país e do mundo, escolheram o Concelho do Seixal para viver, graças à transformação operada pela CDU no nosso Município.

É este projecto autárquico da CDU que queremos continuar a colocar no futuro do nosso Concelho, com projectos inovadores, alicerçados no imenso trabalho realizado, também neste mandato autárquico que agora está a terminar. Podemos dizer com orgulho e de cara levantada, que uma vez mais cumprimos com a palavra dada. A esta altura, das 160 medidas do nosso Programa Eleitoral, estão concluídas ou em curso 86% dos compromissos, faltando iniciar 14%, que irão ser concretizados até ao final deste mandato, num investimento total de 103 Milhões de Euros, demonstrando que a CDU cumpre com a palavra dada. Mas camaradas e amigos, muito mais obras, muitos mais projectos foram realizados neste mandato para além do programa eleitoral, o que demonstra a enorme capacidade realizadora da CDU e a flexibilidade do nosso projecto para acompanhar a dinâmica social do Concelho.

Camaradas e amigos

A CDU no Concelho do Seixal, desde sempre priorizou a educação das nossas crianças e jovens. Fomos pioneiros com o Plano Educativo Municipal e os seus projectos de promoção do sucesso educativo. Neste mandato, requalificámos todos os 40 equipamentos escolares da nossa competência, removemos as coberturas com composição de amianto, ampliámos uma EB na Amora, estamos a construir um novo JI em Paio Pires e está para iniciar outro em Corroios, num investimento de mais de 15 Milhões de euros na educação. Queremos no próximo mandato construir mais uma EB em Fernão Ferro, e vários JI, e vamos lutar para que o governo construa a EB 23 e Secundária de Fernão Ferro, a requalificação das escolas da sua responsabilidade e a construção dos 5 pavilhões desportivos escolares em falta.

A intervenção social sempre foi um desígnio da CDU. Fomos inovadores ao lançar a Rede Social do Seixal, num trabalho articulado com mais de 200 instituições, que se destacou no apoio à população mais vulnerável, como agora está a acontecer com as sequelas da COVID-19. Neste mandato, destaca-se a construção de um Lar de Idosos em Fernão Ferro, a construção de uma Universidade Sénior ou a requalificação do Centro de Dia para idosos na Torre da Marinha, para além das diversas intervenções apoiadas em todas as instituições sociais do Concelho. No próximo mandato, queremos apoiar a construção de 3 novas creches sociais, em Miratejo, Fogueteiro e Paivas, a construção dos Lares de Idosos de Corroios, Casal do Marco e Pinhal de Frades, e os equipamentos para pessoas com deficiência na Verdizela, Paio Pires e Fernão Ferro.

A cultura é uma marca do projecto da CDU. Fomos pioneiros ao construir o primeiro grande equipamento cultural fora da Cidade de Lisboa, o Fórum Cultural do Seixal, quando lançámos há 20 anos o Festival Internacional de Jazz ou quando criámos o 1º Ecomuseu Municipal.

Neste mandato construímos o Centro Internacional de Medalha Contemporânea, acolhemos um novo grupo profissional de teatro, lançámos novos projectos como o Desconcentra, ou o Festival do Maio, que mais logo abre portas para 2 dias de música de intervenção, também numa cada vez mais renovada Mundet. No próximo mandato já teremos construído um novo Centro Cultural na Amora, e iniciaremos um outro em Corroios, e um Centro Educativo do 25 de Abril que transmita o que representa a revolução ás novas gerações.

O Seixal é o concelho do Desporto para Todos promovido pela CDU. Fomos inovadores ao lançar a Seixalíada, em 1982, as olimpíadas do Concelho, que ano após ano se têm reinventado e adaptado até aos dias de hoje, em que celebramos a 38ª edição em 2021. Neste mandato construímos 3 Pavilhões Desportivos, estão mais 2 em construção, 1 Centro Náutico na Amora, 1 Estádio De Futebol e 1 nova Piscina Municipal em Paio Pires, para além de diversas outras intervenções em todas as colectividades do nosso Município e nos equipamentos desportivos municipais. No próximo ciclo autárquico queremos continuar a apoiar as nossas Colectividades com melhores instalações desportivas para a nossa juventude, e iremos candidatar-nos a capital Europeia do Desporto.

A CDU é a força que defende o ambiente e o bem-estar das populações. Nestes 47 anos, criámos mais de 60 parques e jardins, num total de cerca de 60 hectares de áreas verdes e de natureza, que garantem o equilíbrio entre a ocupação humana e o meio ambiente, planeados primeiro no PDM de 1993 e mais recentemente no PDM de 2015 já de 2ª geração. Neste mandato concluímos um Parque Urbano em Paio Pires, criámos o Parque Urbano do Seixal, e iniciámos a 1ª fase com 7ha do Parque Metropolitano da Biodiversidade, que será no futuro o 2º maior parque urbano da AML com um total de 400 ha. Estamos ainda a requalificar os espaços exteriores de 4 áreas urbanas, na Amora, Arrentela e Paio Pires, de modo a criar espaços de lazer para as famílias. 
Queremos continuar a fazer crescer as áreas verdes e naturais do Concelho com mais corredores verdes, e mais áreas como o Parque Urbano de Miratejo que está quase a iniciar. 

A mobilidade para todos é uma luta de décadas da CDU. Finalmente, em Abril de 2019 foi possível concretizar a proposta da CDU de ter um passe social intermodal a baixo custo e para todos os operadores da AML. Conseguido este objectivo, a hora é de lutar por mais e melhores transportes. É isso que será conseguido com o aumento em 65% da oferta de transportes colectivos de passageiros a partir de Dezembro deste ano. Mas queremos ver concretizados o quanto antes o prolongamento do Metro Sul do Tejo, mais carreiras fluviais no Tejo, a par da construção do novo nó da A2 na Amora, ou a Estrada Regional 10 com a ponte Seixal-Barreiro.

A defesa da água pública, e dos sectores do saneamento e higiene urbana são também marcas distintivas do projecto da CDU. Fomos inovadores quando lançámos um sistema intermunicipal de valorização dos resíduos em 1993, neste mandato concretizámos um novo modelo de higiene urbana, procurando maiores níveis de limpeza em todo o Concelho, sendo os primeiros na recolha dos resíduos biodegradáveis. No próximo mandato pretendemos concretizar uma entidade gestora pública da água de base regional, e prosseguir com os elevados níveis de qualidade dos serviços públicos prestados de forma directa pelos trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal.

O direto à saúde, através do reforço do SNS, é outra das prioridades da CDU. No Concelho do Seixal, há décadas que lutamos por mais e melhores equipamentos, quer sejam centros de saúde ou mesmo o Hospital do Seixal. 

Neste mandato, lutámos e conseguimos mais um equipamento, com a construção do novo Centro de Saúde de Corroios, que está concluído e que será inaugurado em breve, mas também construímos 2 novos quarteis de bombeiros, em Amora e Fernão Ferro, melhorando a resposta de socorro à população. E agora no combate ao COVID, entre outros apoios ao SNS, criámos 3 centros municipais de vacinação. E sobre o Hospital do Seixal, mesmo com 2 protocolos com o governo, o 1º de 2009 e o 2º de 2018 já neste mandato, o processo continua sem conhecer reais avanços. Ninguém tem dúvidas, se o Hospital do Seixal já estivesse construído, a luta contra a COVID teria sido diferente para melhor. Só a CDU está em condições de continuar a lutar pelo direito à saúde, pela construção do Hospital do Seixal, que queremos que seja uma realidade no próximo mandato autárquico, bem como os Centros de Saúde de Foros de Amora, Amora e Paio Pires.

Ainda a proximidade às populações, procurando a sua participação na vida do Concelho, que é mais um desígnio do projecto da CDU. Neste mandato lançámos o projecto Seixal + Perto, com a presença dos eleitos junto das populações e trabalhadores, onde percorremos todas as localidades do Concelho procurando melhorar o serviço público prestado e falar cara a cara com os nossos concidadãos. Mas também com o Gabinete de Participação, e com novas ferramentas digitais que permitem identificar e resolver de forma mais rápida os problemas que os munícipes nos colocam e contribuir para um território mais qualificado. Ainda o Fórum Seixal, que com 37 sessões realizadas desde 2017 continuou, mesmo em pandemia, a apresentar os projectos e a solicitar o contributo das populações. E para além de termos inaugurado recentemente a nova loja do Munícipe de Miratejo, estamos a breves meses de abrir a Loja do Cidadão do Concelho do Seixal, na Amora, que irá garantir um melhor serviço público entre o Estado, a Autarquia e a nossa população. 

Camaradas e amigos

Neste mandato prosseguimos a redução dos custos para as famílias, com a redução do IMI pelo 6º ano consecutivo, ou mesmo da tarifa da água, saneamento e resíduos, que é das mais baratas da AML, com uma Câmara Municipal com contas certas e com capacidade de investimento. No próximo mandato queremos continuar este caminho de redução do IMI e manter os preços da água, saneamento e resíduos com baixo custo e máxima qualidade, e reforçar o investimento municipal.

Queremos continuar a investir na qualificação e capacitação das nossas instituições – sejam escolas, creches, lares, colectividades, centros de dia, no próximo mandato, vamos reforçar este investimento na nossa comunidade para que o Concelho continue na linha da frente das respostas sociais às populações.

Neste mandato também investimos na qualificação das condições dos nossos trabalhadores e dos seus salários, porque ao contrário de outros projectos autárquicos, nós defendemos que o serviço público deve ser assegurado por trabalhadores municipais, enquanto outros privatizam serviços públicos prejudicando as populações e penalizando os trabalhadores. 
Adquirimos os 2 edifícios da CMS neste mandato, os Serviços Centrais e mais recentemente os Serviços Operacionais; estamos a breves meses de obter a Certificação da Qualidade de todos os serviços da Câmara Municipal; investimos em novos e melhores equipamentos de protecção; mais formação; mais assistência na saúde; estivemos na luta pelas 35 horas e vencemos; estamos na luta do Suplemento de Penosidade e Insalubridade, que foi agora atribuído aos sectores da higiene urbana e saneamento, mas que queremos e é justo alargar a outras áreas; concluímos os ciclos avaliativos do SIADAP que resultaram no aumento de salários de mais de 1.200 trabalhadores em 2018; 
Avançámos ainda com a opção gestionária em 2019, que permitiu a mais 670 trabalhadores verem os seus salários novamente aumentados, e vamos avançar com nova opção gestionária este ano permitindo que mais de 400 trabalhadores da CMS possam ver os seus salários novamente aumentados.

Só o projecto autárquico da CDU está em condições de responder aos interesses das populações, dos trabalhadores e das instituições do Concelho. Sim porque a CDU tem um projeto colectivo de desenvolvimento para o nosso Concelho, os outros só têm projectos pessoais ou de grupo, como se constata nos concelhos vizinhos sob gestão do PS.

Força Alfredo Monteiro para continuarmos a vencer os desafios da democracia local na Assembleia Municipal; força Manuel Araújo para uma Freguesia da Amora ainda mais qualificada; força Hugo Constantino em Corroios, para prosseguir o excelente trabalho da CDU na freguesia; Força António Cardoso para potenciar a qualidade de vida em Fernão Ferro; Força António Santos, para fazer regressar as freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires e continuar o excelente trabalho nestas freguesias. 

Força a todos os que vão integrar as listas da CDU, um imenso colectivo de trabalho, que com honestidade e competência, com trabalho realizado e confiança no futuro, vão continuar a fazer do Concelho do Seixal um farol da democracia e do desenvolvimento a nível nacional.

Viva a CDU
Viva o Concelho do Seixal
A CDU avança, com toda a confiança