Mais de um milhar na arruada pela cidade

Grande CDU no Porto

Artigos Relacionados

Pedro Carvalho

1° Candidato à Câmara Municipal

Arruada CDU, Porto

Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

Numa das maiores iniciativas de rua promovidas pela CDU desde o início da campanha eleitoral, cerca de um milhar de activistas, apoiantes e candidatos da CDU desfilaram pelo centro do Porto, reforçando a confiança da coligação PCP-PEV num bom resultado no próximo dia 29 de Setembro.

Apesar de se ter iniciado com um atraso de quase meia hora em relação ao previsto, devido à participação do cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal do Porto, Pedro Carvalho, num debate com os demais candidatos à presidência da autarquia portuense, nenhum dos presentes parece ter desanimado. Pelo contrário, a iniciativa que percorreu ao final da tarde de segunda-feira a baixa da invicta, contagiou de força e esperança no futuro por onde passou.

A abrir caminho, os bombos dos Mariantes do Rio Douro, de Vila Nova de Gaia, acrescentavam o tom festivo à arruada. Uns metros mais atrás, Jerónimo de Sousa, Pedro Carvalho e José Pedro Rodrigues, cabeça de lista da CDU à Câmara de Matosinhos, não tinham mão a medir nos cumprimentos, nas palavras de incentivo e identificação que foram recebendo, retribuindo, sempre, com disponibilidade e deixando o convite a que a revolta manifestada para com a situação do País se traduza em votos na CDU.

«Ainda há pouco dizia num debate que a CDU está a crescer. Olhando para esta Rua de Santa Catarina, confirma-se que a CDU está mesmo a crescer», constatou, no final do desfile, Pedro Carvalho, antes de sublinhar que o projecto que a Coligação protagoniza para a cidade pretende colocar um ponto final na rendição aos interesses dos grande grupos económicos e financeiros a que tem sido sujeita.

Para Pedro Carvalho, as candidaturas de Luís Filipe Menezes, Rui Moreira e Manuel Pizarro, representam, respectivamente, o Governo de Passos Coelho, a Paulo Portas, e ao anterior governo PS/Sócrates. Por muito que reneguem ou façam promessas em período de campanha eleitoral, estão não apenas vinculados à austeridade, como votam contra os interesses do Porto e dos portuenses quando termina a caça ao voto e se impõe a subserviência à política das troikas, referiu o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal do Porto apelando à penalização de PSD, CDS e PS nas urnas.

Ao invés, a CDU apresenta-se com uma só cara e um projecto de «esquerda coerente», ligado às populações e aos problemas da cidade, disse, dando como exemplos os mais de dois mil atendimentos de munícipes no gabinete da CDU, ou as mais de 100 visitas realizadas ao concelho.
«Alguém imagina o executivo camarário sem a CDU? E se em vez de um vereador tivéssemos dois?», questionou Pedro Carvalho, que concluiu com um apelo ao povo do Porto para que dê força a quem lhe dá voz.

Visivelmente satisfeito com a multidão que participou na arruada pelo centro do Porto, Jerónimo de Sousa alertou, no entanto, «que esta grande iniciativa não pode ser o culminar da campanha», e lembrou que nos quatro dias que faltam é preciso ganhar mais gente para o voto na CDU e combater a resignação.

«Podemos ir mais longe». Tão longe quanto formos capazes de prosseguir a campanha de esclarecimento, aludiu, antes de garantir que a CDU está «nesta batalha até ao fim».