Almoço com pescadores em Sesimbra

Com a CDU o concelho continua a ganhar

Augusto Pólvora

1° Candidato à Câmara Municipal

Almoço CDU, Sesimbra

Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

Entre a arruada no Barreiro e o contacto com trabalhadores da Autoeuropa, Jerónimo de Sousa almoçou com pescadores em Sesimbra. O Secretário-Geral do PCP fez do mar o prato forte do seu discurso, mas primeiro o presidente da Câmara Municipal e candidato da CDU a um novo mandato, rendeu contas do trabalho realizado.

Provas dadas que falam pela CDU realizadas não apenas no último mandato, começou por frisar Augusto Pólvora, mas nos últimos oito anos, quando reconquistámos o município ao PS. «Somos dos que cumprimos o que prometemos», lembrou o cabeça de lista da CDU à autarquia sesimbrense, elencando, em seguida, o impressionante conjunto de obras levadas a cabo pela gestão PCP-PEV, as quais, aliás, saltam à vista quando se circula pelo concelho.

Um número de infra-estruturas concluídas como não há memória em Sesimbra, mesmo no quadro dos constrangimentos financeiros impostos à Câmara Municipal (o alargamento do saneamento básico na Freguesia do Castelo foi um dos exemplos citados); a requalificação urbana quer em áreas que já foram de génese ilegal (Quinta do Conde e Lagoa de Albufeira), quer no centro da vila e na marginal de Sesimbra, nas estradas e nos acessos às praias, beneficiando residentes, turistas e comércio local; a recuperação e valorização do património histórico e arqueológico (fortaleza de Santiago ou Casa do Bispo); a construção de mais área verde que em qualquer mandato ou o alargamento da rede escolar e pré-escolar com 50 novas salas de aula e 14 outras em jardins-de-infância, relatou Augusto Pólvora, para concluir que «pela obra feita, confiamos num grande resultado da CDU» no próximo domingo.

Para Jerónimo de Sousa, as contas prestadas por Augusto Pólvora, demonstram aos sesimbrenses que vale a pena votar CDU, «a única força que se apresenta a estas eleições com «trabalho para mostrar e um projecto de continuidade para quem vive e trabalha em Sesimbra».

«Mas porque estamos em Sesimbra, deixem-me falar das pescas, um sector que não pode estar em morte lenta, como acontece em resultado da acção de sucessivos governos PS, PSD e CDS», prosseguiu o Secretário-geral do PCP perante uma plateia com dezenas de candidatos e apoiantes da CDU, muitos dos quais pescadores.

Questões específicas como «a limitação do regulamento do parque marinho», há muito deveriam ter sido resolvidas. Outras, mais gerais e «absolutamente inaceitáveis, continuam, ano após ano, sem as soluções adequadas», lembrou o dirigente comunista, dando como exemplos a discrepância «entre o preço do pescado na primeira venda em lota e o preço pago pelo consumidor final», ou «a falta de apoio à gasolina usada como combustível em barcos de pesca artesanal».

Jerónimo de Sousa acusou PS, PSD e CDS de impedirem permanentemente que as propostas do PCP sobre estas e outras matérias sejam aprovadas e de se lembrarem da pesca somente como «uma palavra em períodos eleitorais», sublinhando, em seguida, que só deixando de votar nos partidos contrários aos seus interesses, os pescadores estarão mais próximos de verem satisfeitas as suas reivindicações.

«Por isso dizemos que dando mais força à CDU, estão a dar mais força às vossas aspirações e anseios», apelou Jerónimo de Sousa.