Notícias

Em Montemor a CDU é a maior!

Sempre do lado certo!

Depois de uma calorosa e entusiástica sessão pública em Mora, a seguir ao almoço na cooperativa «A esquerda vencerá», em Pias, Jerónimo de Sousa teve forte apoio no anfiteatro ao ar livre do Parque Urbano de Montemor-o-Novo, autarquia da CDU, desde que há democracia.

Centenas de apoiantes deram mais força à CDU, primeiro escutando música popular portuguesa e clássicos do tempo da Revolução de 25 de Abril de 1974, pelo Grupo Musical de Tó P.
Foi ao som de «A Carvalhesa» que começou a sessão pública em que centenas de populares, de todas as idades foram acompanhando atentamente as intervenções do cabeça de lista pelo distrito de Évora, o deputado e actual candidato, João Oliveira, e do Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, num distrito de maioria CDU, que tem como mandatário o Dr. António Jara. Ladeados por dirigentes regionais e locais do PCP e dos seus aliados, designadamente pelo Presidente da Câmara, Carlos Pinto Sá.

Elogiando o povo do concelho por «sempre ter estado do lado da democracia com a CDU, de uma luta por um Portugal diferente». Recordou o «quadro profundamente inquietante» em que o povo português se encontra nestas eleições em que vai escolher se prefere uma verdadeira alternativa à política de direita ou se continuará a votar contra si próprio». Recordou o défice produtivo agrícola nacional e avisou que os programas do PS, do PSD e do CDS resultam já em recessão, antes ainda de ter chegado o empréstimo da «troika» do FMI/Banco Mundial e Banco Central Europeu. Desse empréstimo, «pouco ou nada vai sobrar» para responder às necessidades de criação de emprego e de incremento da produção nacional. «O povo português está a viver a mais brutal ofensiva contra os seus direitos desde o 25 de Abril de 1974», afirmou o Secretário-geral do PCP, recordando também as intenções do PS e da direita de pretenderem facilitar ainda mais os despedimentos, reduzindo as indemnizações e acentuando a precariedade.

Lembrando que os cortes previstos no pacote de medidas aprovado pela «troika» resultarão em cortes iguais ou equivalentes à perda do 13 e do 14.º mês, «como aconteceu na Grécia», Jerónimo de Sousa concluiu o discurso apelando ao povo de Montemor-o-Novo para que se empenhe no melhor resultado possível para a CDU, nas eleições de 5 de Junho. Ao som do Avante!, os apoiantes foram abandonado o recinto, enquanto o Secretário-Geral partiu para o jantar em Arraiolos.

Referindo o atraso a que tem sido votado o Concelho de Montemor-o-Novo, João Oliveira salientou as responsabilidades do PS e dos partidos de direita na destruição do aparelho produtivo e, para a população mais idosa, recordou as responsabilidades dos partidos PS,PSD e CDS, nos últimos 35 anos, pela destruição progressiva do Serviço Nacional de Saúde nos aumentos nas taxas moderadoras, o fecho de centros de saúde, os cortes nos transportes de doentes, o fim e a redução de comparticipações em medicamentos, a falta de lares, as baixas pensões de reforma e a destruição da produção nacional.

Salientando que «quanto mais força tiver a CDU melhor ficarão as populações defendidas», João Oliveira recordou as propostas da CDU por mais produção, riqueza e criação de emprego certo e seguro, terminando com um forte apelo ao voto que garante e reforça a continuidade da luta por uma política de esquerda, ao serviço dos trabalhadores, do povo e do País.

Share this