Notícias

Video
Video
Fotografias
Fotografias

Os jovens serão os protagonistas da mudança

Artigos Relacionados

Os direitos não são eternos no capitalismo e os jovens não receberão de herança nenhuns direitos conquistados pelas gerações anteriores, afirmou Jerónimo de Sousa num encontro com jovens em Lisboa. O Secretário-geral do PCP concluiu então que terão de ser eles próprios os protagonistas das transformações sociais que lhes permitirão alcançar uma vida consoante as suas aspirações.

Depois de escutar vários testemunhos das dificuldades que se colocam à vida dos jovens, o dirigente do PCP adiantou as medidas constantes no memorando da troika que mais prejudicam os jovens: a facilitação e embaratecimento dos despedimentos, o aumento dos custos com habitação, entre outras medidas, como a subida dos preços de bens e serviços essenciais. A irem por diante, estas medidas porão ainda mais em causa os direitos ao trabalho com direitos e a um salário digno, à educação e à habitação – pilares da construção de uma vida independente. A opção, no dia 5, é entre votar nestas medidas (votando PS, PSD ou CDS) ou votar na força que continuadamente e coerentemente as combate e propõe um caminho alternativo, patriótico e de esquerda – a CDU.

Antes de Jerónimo de Sousa, muitos jovens falaram, na primeira pessoa, do desemprego, da precariedade, da elitização do ensino e dos brutais cortes na acção social escolar (este ano 11 mil estudantes ficaram sem bolsa e 12 mil viram o seu valor reduzido). A abrir, depois da actuação do MC Marcos Best, a deputada Rita Rato fez um retrato da situação dos jovens e das propostas da CDU, para concluir que «dar mais força à CDU é dar mais força aos direitos da juventude».

Share this