Notícias

Aveiro: Candidatos da CDU reúnem com Comissão de Utentes da A17/A25/A29

Numa acção de pré-campanha, os candidatos da CDU pelo círculo de Aveiro, Miguel Viegas, Lúcia Gomes e Rosa Gadanho estiveram, ontem, reunidos em Cacia com a Comissão de Utentes da A17/A29/A25, representada por Miguel Bento, Casimiro Calafate, presidente da Junta de Freguesia de Cacia e António Costa Pinto, da ADACE (Ass. de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira).

O local escolhido para a reunião serviu para constatar no terreno tudo o que já se sabia relativamente à introdução de portagens na Scuts em geral e na A25 em particular. No caso particular da freguesia de Cacia, o caso é gritante e agravado pelo facto de existir nesta localidade uma importante zona industrial em expansão.

O trânsito aumentou exponencialmente, gerando todas as externalidades conhecidas: poluição, tempos de espera, sinistralidade. De forma contínua passam camiões carregados de todo o tipo de produtos, alguns de elevada perigosidade (químicos) oriundos do Porto de Aveiro e não só. O piso, quer da estrada 109, mas também de todas as ruas adjacentes encontra-se em avançado estado de degradação. Finalmente, importa igualmente referir a EB1 de Cacia, profundamente afectada por esta situação, onde convivem diariamente, paredes meias com a 109, cerca de 70 crianças cuja segurança está hoje claramente posta em causa quando sabemos que nem passeio existe.

Da parte da CDU, que acompanha esta situação desde o seu início, a melhor resposta está no seu programa onde consta como medida prioritária a revogação de todas as portagens das Scuts, numa lógica completamente oposta à do governo que quer por os utentes a pagar as auto-estradas duas vezes, primeiro através dos impostos, com as parcerias público privadas com que o governo brinda os grande construtores, e depois via pagamento de portagens. Neste caso particular, a situação ainda é mais gritante na medida em que o troço em causa (entre Angeja e Aveiro) já existia muito antes da concessão à Ascendi.

Share this