Sobre os resultados das eleições autárquicas
Mário Santiago
Intervenção do 1º candidato à Assembleia Municipal de Alpiarça
04 de Julho de 2009

Boas noites,

Em Março deste ano, na sessão pública de apresentação dos primeiros candidatos da CDU aos órgãos autárquicos de Alpiarça, referi algo do género: «12 Anos depois, ninguém poderá afirmar que sente orgulho da escolha que fez»

Hoje repito esta frase na expectativa desta não voltar mais a ser proferida, e que ninguém seja desta vez enganado por uma tentativa de branqueamento da desastrosa gestão do PS destes últimos anos, através da apresentação de uma cabeça de cartaz que só aparentemente e somente para os distraídos nada tem a ver com este triste passado recente do nosso Concelho.

A verdade é que essa cabeça de cartaz não só fez parte dessa equipa fracassada que comandou os destinos de Alpiarça, como além disso é responsável numa amplitude ainda maior ao aprovar na Assembleia da Republica, Diplomas que agravaram ainda mais os problemas socioeconómicos do nosso concelho por arrasto daquilo que sucedeu em Portugal. E mais grave ainda, numa legislatura de 4 anos não apresentou por uma única vez (por uma única vez) qualquer proposta que beneficiasse directamente o seu concelho que agora diz Amar.

Como se não bastasse, a deputada Sónia Sanfona retorna agora contrariada à política local, rodeando-se de praticamente o mesmo grupo de pessoas que de forma activa e cúmplice destruíram a identidade de Alpiarça nos seus principais pilares nos últimos 12 anos.

Toda esta conjugação de factos é por demais catastrófica, para deixarmos nas mãos desta gente mais 4 anos para destruírem o que pouco já nos resta. Tudo o que é demais … é demais!

A CDU apresenta hoje publicamente um elenco de Alpiarcenses de diferentes quadrantes e ideias unidos num Projecto Comum com vista a devolver a este Concelho a dignidade que merece, dirigido futuramente por Pessoas Sérias, de Confiança e cujos interesses pessoais em momento algum se sobreporão ao da População.

Com estas pessoas, o projecto da CDU não ambiciona apenas um ciclo de 4 anos. Com a escolha desta equipa, criámos as condições para ao fim de 4 anos de mandato tenhamos todas as condições, para que não só com base no trabalho que pretendemos apresentar a curto prazo, mas também com a credibilidade de termos uma equipa competente, séria, com visão estratégica, jovem mas apoiada em pessoas mais experientes, possamos ser novamente reeleitos, garantindo a continuidade deste projecto em prol de um concelho mais desenvolvido, mais limpo, mais seguro e que seja novamente a nossa casa, ao contrário do que sucede actualmente, em que reina o marasmo social e económico, a poluição, a insegurança, a falta de médicos, o conflito com o meio escolar, a degradação de infra-estruturas de lazer, sociais e desportivas e a falta de apoio ao associativismo.

Todas estas lacunas vêm destruindo todas as bases de fixação para os mais jovens que aqui residem e que pouco a pouco nos vão deixando, deixando os destinos desta terra entregue apenas a meia dúzia de pessoas que a manipulam a seu belo prazer e preocupados apenas com o seu próprio bem-estar e ignorando as vozes da população, como se estas vozes fossem um empecilho para os seus objectivos e ambições pessoais.

Este grupo de pessoas que a CDU hoje vos apresenta, é garantidamente a melhor equipa à Assembleia Municipal e não a possível, tal como tem acontecido noutras forças partidárias em que as dificuldades de construírem as Listas são tantas que qualquer um é eleito, independentemente de estarem ou não capacitados para o exercício dos respectivos cargos.

Com esta equipa, e no caso de obtermos uma maioria na Assembleia Municipal, garantiremos tudo aquilo que os eleitos do PS na Assembleia Municipal retiraram aos Alpiarcenses, a total liberdade de expressão da população nas sessões da Assembleia Municipal, instituindo uma ‘Lei da Rolha’, impedindo os Munícipes de contribuírem construtivamente nas pequenas e grandes decisões para o Concelho, como se não fossem estes os seus principais interessados.

Com esta equipa, garantiremos um órgão deliberativo mais próximo da população que não se limite à realização de sessões no Edifício dos Paços do Concelho, indo de encontro de todos com sessões alternadas entre a sede do concelho e os Lugares do Casalinho, do Frade de Baixo e Frade de Cima.

Promoveremos assim a imediata alteração ao Regimento da Assembleia Municipal criando um conjunto de regras estruturadas que defendam verdadeiramente os interesses da população, devolvendo a voz a todos os Alpiarcenses, estejam estes ou não de acordo com as propostas a apresentar pelas diferentes bancadas representadas.

Defenderemos acima de tudo a construção de uma comunidade local mais desenvolvida, mais participativa, tendo a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia os seus principais empreendedores e dinamizadores de um concelho que entrou num estádio de decadência social, ambiental e económica que nos envergonha e que obrigatoriamente necessita do projecto da CDU para novamente ser a Alpiarça de que todos nos orgulhamos.  

Uma nota final sobre esta equipa que a CDU aqui vos apresenta. A velha conversa de que é um erro os comunistas voltarem ao poder em Alpiarça já tem barbas e só demonstra a falta de argumentos válidos das restantes candidaturas. Esta será muito provavelmente a equipa mais plural que terão nestas eleições autárquicas em Alpiarça com uma extensa lista de independentes que se uniram em torno de um projecto que é o único que serve os interesses de todos os Alpiarcenses.

E como diz um velho provérbio árabe: «O teu moinho gira para a direita ou para a esquerda?» ao que o outro responde «Sei lá, o importante é que me dá farinha», também connosco será indiferente para que lado gira.
Connosco Alpiarça sai a ganhar.

VIVA A CDU


VIVA ALPIARÇA

denuncia_responde_modulo1.jpg
apoiantes_modulo.jpg

Não há novos eventos
AutárquicasNoticiasTemasCandidatosVídeosApoiantesCampanhaMarchaOpiniãoreportagem